Fundada em 16 de março de 2001 por Dom Walter Michael Ebejer, hoje bispo emérito, para atender ao bairro da Limeira que crescia por conta da enchente de 1983, a paróquia foi constituída por três capelas: Frei Galvão, São Francisco, e Capela São José. Hoje restam apenas duas: São Francisco, no bairro Rio D’Areia e São José, no bairro Bela Vista.
Os primeiros passos da comunidade foram dados no dia 30 de maio de 1998, pelos frades Franciscanos Servos Missionários do Espírito Santo, que junto com o Frei Pedrinho, (in memoriam), chegaram para residir e trabalhar junto com a comunidade que ainda estava germinando.
A Comunidade se iniciou de forma modesta e austera, sem condições de fazer uma casa para os frades morar, precisando eles se abrigarem em um espaço da catequese.
“Esta paróquia foi implantada em uma realidade de extrema pobreza e exclusão social. Todas as pessoas que moram aqui, foram vítimas de uma grande enchente no ano de 1983, tendo suas casas perdidas, por isso vieram para cá“, comenta um dos Freis que atua na paróquia.
“A paróquia Nossa Senhora das Dores com seus Movimentos e Pastorais vem sendo um grande sinal de Deus no meio do seu povo que aqui vive“, complementa ele.
Em sua história a paróquia contou com o trabalho de vários padres, diáconos, seminaristas e Irmãs Religiosas. Seu primeiro pároco, depois de instituída como paróquia, foi o padre Antônio Carlos Rodrigues. A paróquia foi criada em 16 de março de 2001, e instalada no dia 17 de março. Padre Antônio Carlos Rodrigues iniciou os trabalhos como Administrador Paroquial, vindo a tornar-se pároco, em 2006, quando a comunidade foi elevada à condição de Paróquia.
Em 20 de março de 2020 a paróquia foi confiada mais uma vez aos Franciscanos Servos Missionários do Espírito Santo. “Nós franciscanos temos uma grande participação eclesial ativa aqui no Bairro da Limeira. Seria difícil falar do bairro sem citar a participação dos franciscanos. Revivemos um momento histórico com o retorno dos Franciscanos para cá, tendo como atual pároco, Frei José de Jesus. Estamos vivendo grandes avanços tanto na parte administrativa, da paróquia quanto na dimensão missionária e no atendimento aos pobres que aqui moram“, conta Frei Manoedson.
Mesmo impedida de maiores festejos devido a pandemia do Coronavirus, a paróquia celebrou seu aniversário com uma missa em Ação de Graças no dia 21 de março, às 9h.
Informações: Manoedson Costa de Souza, Fsmes.