Depois de ter sido conduzida por três anos e meio pelo padre Marcelo Antonio Rosa, atual Reitor do Seminário, a paróquia São Carlos Borromeu acolheu neste domingo, 28 de fevereiro, seu novo padre. Tomando posse como Administrador Paroquial, na missa das 9h, presidida por Dom Walter Jorge, bispo diocesano, padre João Francisco Sieklicki, assume sua primeira paróquia, na cidade de Paula Freitas, que conta com 14 comunidades, mais a matriz.
Realizado no salão da paróquia e respeitando o número de 15% da capacidade de fiéis, conforme exige a Nota da Diocese para os cuidados contra o Novo Coronavirus, com base no Decreto e Resolução do Estado do Paraná, o Rito de Posse se deu dentro da celebração da Santa Missa.
Além da leitura dos Documentos Oficiais que nomeiam o novo padre como Administrador, o Rito conta também com o gesto da entrega das chaves da Igreja e do Sacrário ao novo padre, feita pelo bispo diocesano, simbolizando a responsabilidade e o cuidado que o sacerdote deve ter como pastor de seu novo rebanho confiado.
Também um breve histórico e relato da vida do padre João Francisco foi apresentado aos fiéis presentes para que conhecessem um pouco mais de sua trajetória no Ministério. Vindo da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de São Mateus do Sul, onde residiu por cinco anos, padre João Francisco atua também como assessor diocesano da Renovação Carismática Católica (RCC) na Diocese, e em 2020 foi nomeado na Diocese como Coordenador da Ação Evangelizadora, onde tem a missão de motivar e articular a ação das Pastorais, Movimentos e Organismos na Diocese.
Em entrevista ao Site da Diocese, o novo Administrador da paróquia São Carlos expressou gratidão à paróquia do Perpétuo Socorro por onde passou e pela acolhida da nova paróquia. Padre João Francisco também agradeceu a dom Walter Jorge pela confiança depositada na nova missão, tendo a alegria de poder ajudar o povo a fazer uma caminhada para Deus por meio da vivência da vida de comunidade. “É uma alegria estar assumindo este trabalho. Minha gratidão à Deus pelo Dom da Vida e Vocação, e a Dom Walter por ter me confiado administrar aqui as atividades de evangelização junto a esta paróquia. Também estendo minha gratidão à Paróquia do Perpétuo Socorro por onde passei cinco anos e a esta Paróquia de São Carlos que me acolhe. Queremos fazer juntos este caminho de fé, que é uma peregrinação nossa nesta vida, e na paróquia é o lugar onde nós encontramos o alimento de fé para assim nos alimentarmos nessa caminhada”, falou padre João Francisco.
A acolhida ao novo padre se deu pela comunidade em forma de homenagens e entrega de flores, expressando alegria em poderem contar com um novo pastor que os conduzirá na vida de fé e de comunidade. A missa também contou com a presença de alguns seminaristas do Seminário Diocesano, dos padres João Henrique e padre Ronaldo Rodrigues, da Equipe Formativa do Seminário, do padre Mário Glaab, Vigário Geral da Diocese, do Diácono Alisson Marlon de Moura, e do Diácono Permanente da comunidade de Paula Freitas, Walfrido Polsin. Fiéis representando a paróquia do Perpétuo Socorro também se fizeram presentes, apoiando o padre em sua nova missão.
À partir deste domingo, 28, padre João Francisco também contará com a ajuda na paróquia, do padre Ronaldo Adriano Rodrigues, que atuando no Seminário Diocesano como Diretor Espiritual nos dias de semana, ajudará na paróquia São Carlos Borromeu nos finais de semana. Padre Ronaldo é assessor da Juventude na Diocese.
Texto: Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória – PR
Fotos: Arquivo do Pe. João Francisco
FOTOS DA CELEBRAÇÃO