Foi publicado nesta sexta-feira, 05 de fevereiro, o Jornal Diocesano Estrela Matutina, na sua edição de número 264 Série B, registrando alguns fatos, eventos e histórias acontecidas nos meses de dezembro de 2020 e janeiro deste ano.
No mês de dezembro, a Capela Rosa Mística, em São Mateus do Sul deu um passo valoroso para a comunidade, com a inauguração da Capela com a Bênção do bispo diocesano, Dom Walter Jorge. A matéria você encontra na página 12 do Jornal.
A Transferência de padres publicada em dezembro e em janeiro deste ano é um fato que noticiamos no Jornal Diocesano, registrando para a história de nossa Diocese, a missão de nossos padres, que junto com leigos, religiosos e religiosas, vão dando dinamismo à caminhada da evangelização. Algumas Posses aconteceram ainda em janeiro deste ano, notícia que você pode saber de forma completa nas páginas 04 e 16.
O ano de 2021 iniciou com ótimas notícias também no campo vocacional, com jovens de nossa Diocese que ingressam no Seminário e na Vida Religiosa, dispostos a fazerem uma caminhada de discernimento mais madura. A Diocese se alegra em poder ordenar mais um diácono transitório no mês de fevereiro. Também dois seminaristas terminaram seus estudos em 2020 e foram designados a paróquias da Diocese iniciando seu Estágio Pastoral, uma das etapas na formação em preparação ao sacerdócio. As vocações estão aí, existem, e Deus continua chamando. A semente da oração, cultivada pelas comunidades, grupos e pessoas em particular em prol das vocações germina no seu tempo certo. Todas as matérias vocacionais você encontra aqui em nosso Site da Diocese, e estão contemplada no Jornal nas páginas 08 e 09.
Lembrando do valor e da beleza da vida de oração, na página 11, o Jornal Diocesano destaca também a celebração dos oito anos do Terço dos Homens na Diocese. Uma devoção que até então se via feita mais pelas mulheres, ou por toda a família, teve destaque em todo o Brasil e no mundo sendo recitada por um coro de vozes masculinas. A docilidade da Mãe de Deus e Rainha do Rosário toca mesmo o coração de todos.
Na página 05, noticiamos um fato triste que tocou nossa Diocese em janeiro, foi o falecimento de uma das funcionárias da Cúria Diocesana, Rita de Cássia Schuab, que trabalhou por vinte anos na Mitra. A vida de qualquer pessoa que deixa essa existência é sempre um motivo de pesar e de reflexão, muito mais quando nos é próxima. Estamos acompanhando pelos noticiários e lamentando a dor de tantas famílias que desde o final de 2018 vem perdendo familiares, vítimas da Pandemia do Novo Coronavirus, denominado como Covid -19.
Nossa missão é vivermos em fraternidade, em unidade, solidários uns com os outros. Gesto concreto lindo que revela exemplo disto, está registrado na página 11, que foi o Natal Solidário que uma família de nossa diocese, em comunhão com as lideranças religiosas fizeram ao dar atenção, alimento, roupa, e alegria a moradores de rua e à uma família indígena.
Essa solidariedade brota do coração do próprio Cristo, que pede de nós a unidade, nos lembrando que somos todos filhos do mesmo Deus. Está aí a 5ª Campanha da Fraternidade Ecumênica, com lançamento dia 17 de fevereiro, que nos lembra que a Paz vem do Cristo, que fez uma unidade do que era dividido, lembrando ainda no Lema que, fraternidade e diálogo são compromissos de amor. Uma abordagem geral sobre a Campanha deste anos você encontra na página 15 do Estrela Matutina On-Line.
O Estrela Matutina Impresso:
Ainda por questões econômicas, consequências gerada pela Pandemia, o Jornal Diocesano inicia o ano apenas na plataforma On-line, sendo possível você acessá-lo aqui no Site da Diocese e também baixá-lo em seu celular ou computador em arquivo PDF. Os links para acessá-lo estão em vermelho no final da matéria. Basta clicar e você será remetido ao arquivo do Jornal. A Equipe do Jornal está estudando a possibilidade para o retorno do Jornal Impresso para toda a Diocese.
Agradecemos imensamente aos patrocinadores, colaboradores da Evangelização que divulgando seus produtos e serviços no Site da Diocese e também no Jornal, ajudam a mantermos as notícias e a formação para os fiéis diocesanos.
E assim, construindo e registrando sua história, a Diocese de União da Vitória inicia 2021 motivada com a implantação do seu Plano Diocesano da Ação Evangelizadora, proposto até 2024. Inspirados pelo Espírito do Senhor, construamos nossa história, envolvendo-a na dinâmica da construção do Reino.
Acesse o Estrela Matutina nos Links abaixo
Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória