Hoje, dia 2 de fevereiro a Igreja celebra a 25ª edição do Dia Mundial da Vida Consagrada. Dos 25 anos que a Igreja celebra este Dia Mundial, o cardeal brasileiro João Braz de Aviz está há 10 anos à frente da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.
Em entrevista ao Vatican News, Dom João fala de como a pandemia impactou na vida consagrada, que define como um “momento de sofrimento e de graça”. De sofrimento porque muitos institutos foram foco de contágio, com a perda de vidas humanas. De graça porque criou espaços novos que antes não havia devido à correria do dia a dia: mais tempo para oração, para o diálogo em comunidade e para pensar problemas arquivados.
Foi para encurtar a distância com os consagrados que a Congregação decididiu divulgar uma carta em vista do dia 2 de fevereiro. No texto, a “Fratelli tutti” do Papa Francisco é apresentada como uma bússola para a vida consagrada, um antítodo ao individualismo e um convite a olhar as diferenças em função da fraternidade.
Mas para Dom João, a encíclica do Pontífice é uma exortação a inverter a pirâmide que constitui a Igreja: “O povo de Deus tem que estar em cima, é a referência, e quem tem ministérios particulares deve ser a raiz, o fundamento que ajuda a fidelidade a Cristo”.
Fonte: Site Vatican News
Por, Bianca Fraccalvieri – Cidade do Vaticano
Imagem Destaque: Site Porta Misericórdia
No Regional Sul 2 da CNBB.
No Brasil, o Regional Sul 2 da CNBB, realiza nesta terça-feira, às 20h30, uma Live, com Dom Amilton Manoel da Silva, bispo de Guarapuava e membro da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, e a irmã Maria Inês Ribeiro, presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).
A conversa será transmitida pelos Canais:
Youtube CNBB Sul 2: https://youtu.be/cSpSYORiTGE
Facebook CRB Nacional: https://www.facebook.com/CRBNACIONAL
Facebook Diocese de União da Vitória. https://www.facebook.com/dioceseuniao