Tendo passados por seis anos de formação no Seminário Diocesano, em União da Vitória, onde cursaram os estudos de Filosofia, Teologia e disciplinas do Propedêutico, os seminaristas Douglas da Silva Ribasz, 23, e Diego Ronaldo Nakalski, 23, iniciaram no mês de janeiro o Estágio Pastoral, etapa da formação onde o seminarista reside por um período de um ano em uma paróquia, auxiliando os padres em algumas atividades e sendo acompanhados também vocacionalmente.
No dia 07 de janeiro, o seminarista Diego Nakalski foi apresentado à comunidade da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em São Mateus do Sul, local onde foi designado por Dom Walter Jorge, bispo diocesano, para realizar seu Estágio Pastoral. Diego que é natural da paróquia Nossa Senhora das Graças e São José, da cidade de General Carneiro, contou com a presença de seus familiares na missa de sua apresentação, que se deu numa quinta-feira, às 19h, na chamada ‘Missa da Família’, tradicionalmente conhecida na paróquia.
Diego que será acompanhado no Estágio pelo padre Sidnei Reitz, pároco, e pelo padre Mário Glaab, nomeado como Vigário Paroquial neste ano para a paróquia Perpétuo Socorro, disse que se sentiu muito bem acolhido e que vê no Estágio a oportunidade de conhecer mais a fundo na prática o trabalho do padre na paróquia. “É de suma importância esse Estágio Pastoral porque nos faz caminhar junto com o padre e com a comunidade para vermos como é a vida de um padre. Passei pelo Seminário por seis anos, e aqui é uma experiência nova, onde vivo junto do povo, junto do padre, participo de reuniões, de visitas nas comunidades. É algo bem diferente. Está sendo um momento de muita bênção”, relatou o Estagiário.
Na mesma semana, no dia 09 de janeiro, foi a vez do seminarista Douglas Ribasz ser apresentado. Designado pelo bispo diocesano para a paróquia São José Castíssimo Esposo da Virgem Maria, em Antônio Olinto, Douglas conta que também se sentiu muito bem acolhido e feliz pela presença de fiéis da comunidade que o acolheram e de alguns padres e diácono, amigos que foram em sua apresentação.
Segundo Douglas, que será acompanhado pelo padre Emerson Gonçalves de Toledo, administrador paroquial em Antônio Olinto, o Estágio vem somar na caminha formativa para o Ministério Sacerdotal. “É um período muito frutuoso de nossa formação porque ele vem ser uma soma prática daquilo que nós aprendemos nos estudos. Na paróquia temos o contato direto com as pessoas que têm muito a nos ensinar em nossa vocação, e futuramente como padres”, comentou ele.
Lembrando do “Ano de São José” anunciado pelo Papa Francisco para ser vivido em 2021, o seminarista disse que o Estágio irá ter um tom especial, estando ele o realizando em uma paróquia que tem São José como padroeiro. “Vai ser para a nossa paróquia um momento muito marcante com as visitas da imagem nas comunidades. São José é modelo vocacional para nós de alguém que foi fiel a Deus. Pela intercessão dele pedimos por todos os corações vocacionados e rezamos por toda a Igreja, de modo especial a esta paróquia que me acolhe”, externou contente o seminarista, que é natural da localidade da Vila Palmeirinha, pertencente à paróquia São Mateus, de São Mateus do Sul.
Passado o período do Estágio Pastoral, recebendo a aprovação do bispo diocesano e do Conselho Presbiteral (grupo de padres da Diocese), é marcada a ordenação diaconal do seminarista. Após atuar como diácono por um período de pelo menos meio ano, conforme exige o Direito Canônico, é então marcada sua ordenação sacerdotal.
*Rezemos para que mais jovens abram o coração para o chamado de Deus a o servirem mais de perto, pelos Ministérios Ordenados, na Vida Consagrada e Religiosas.
Matéria: Marcelo S. de Lara
Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória – PR