Além dos Encontros Vocacionais que acontecem nos meses de junho e novembro, alguns jovens que participam destes Encontros e que manifestam o interesse de ingressar no Seminário, realizam mais um encontro no mês de janeiro, onde em uma conversa mais atenta com os formadores, buscam esclarecer algumas dúvidas e ter uma oportunidade a mais para melhor decidir.
No sábado, 23 de janeiro, quatro jovens de algumas paróquias da Diocese participaram desse encontro com o Reitor do Seminário Diocesano Rainha da Missões, padre Evaldo P. Karpinski. Além de uma conversa pessoal buscando ouvir os vocacionados, padre Evaldo trabalhou um momento de espiritualidade com os jovens, onde abordou a missão e a vocação do padre com base no capítulo 5 da Carta aos Hebreus.
“O texto relata que Deus escolhe pessoas do povo para se formarem e depois voltarem para o povo com o objetivo de conduzi-los até Deus. Fiz uma reflexão buscando mostrar o quanto Deus se preocupa com o povo. Assim também o vocacionado quando ingressa no Seminário e se torna padre vivencia isso – Ele sai da comunidade, da paróquia, da família, vem para o Seminário e retorna para o povo com a missão de guia-los para Deus”, comentou o reitor.
Padre Evaldo também falou aos vocacionados que o sacerdote além de se doar deve saber cuidar de si. “Ainda que o padre se doe oferecendo sua vida pelo outro ele não pode se descuidar de si. O padre é homem com suas fragilidades; ele precisa se alimentar espiritualmente, se fortalecer para não se esgotar e poder continuar transmitindo a Palavra de Deus”, disse ele, reunido com os vocacionados em um dos espaços do Seminário.
Os jovens participantes do Encontro foram, Gabriel Martins de Oliveira, de 18 anos, paroquiano da paróquia Nossa Senhora das Graças e São José, de General Carneiro; Gian Rafael Novicki Przybysz, de 23 anos, jovem da paróquia São Joaquim e Senhora Sant’Ana, de Paulo Frontin; Vinicius José Sedlaczek Wendt, de 17 anos, vindo da paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Cruz Machado; e Pedro Augusto Zanetti, de 17 anos, participante da paróquia São Judas Tadeu, de União da Vitória.
Os jovens desse encontro que decidirem ingressar no Seminário iniciarão as atividades junto com os demais seminaristas no dia 10 de fevereiro, quando se dará o início das aulas dos Cursos de Propedêutico, Filosofia e Teologia.
Padre Evaldo Karpinski, após ter ficado cinco anos no Seminário como reitor, no mês de fevereiro irá assumir a paróquia São Joaquim e Senhora Sant’Ana, em Paulo Frontin. O novo reitor do Seminário será o padre Marcelo Antonio Rosa, que vem da paróquia São Carlos Borromeu, de Paula Freitas para assumir a nova missão. Também o padre Mário Glaab, que fazia parte da equipe formativa do Seminário, como diretor do Instituto, irá atuar como vigário Paroquial na paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em São Mateus do Sul. O novo diretor acadêmico do Instituto será o padre João Henrique Lunkes, que junto com o padre Ronaldo A. Rodrigues, também fará parte da nova equipe de formação do Seminário.
Texto e Fotos: Marcelo S. de Lara
Setor de Comunicação – Diocese