Um grupo de vinte e oito pessoas, composto por leigos, leigas, religiosas, coordenadores de Pastorais, Movimentos e Organismos da Diocese, juntamente com o padre João Francisco Sieklicki, coordenador da Ação Evangelizadora, e Dom Walter Jorge, bispo diocesano, se reuniram neste sábado, 21 de novembro, na Casa de Formação Cristã Santa Rosa de Lima, em União da Vitória.
O objetivo do encontro foi realizar apontamentos finais do Plano Diocesano de Pastoral para 2021-2024, que veio sendo construído durante este ano, partindo da escolha da prioridade na Assembleia Diocesana, que foi a Família.
O encontro teve início com uma oração da dezena do Terço e um momento de reflexão individual motivado por seminaristas diocesanos, que se basearam em um texto das Obras de Santo Antonio Maria Claret, que diz: “O amor de Cristo nos impele”.
Lembrando da oração feita pelos seminaristas, Dom Walter Jorge motivou os participantes a realizarem com amor as ações e serviços na Diocese. “Que o que realizamos na Igreja o façamos de modo a arder o nosso coração. Por isso peço que vocês encarem com amor este instrumento de evangelização que está saindo desta reunião”, motivou Dom Walter.
No contexto do Dia Nacional do Laicato, celebrado no Domingo, 22 de novembro, Dom Walter Jorge motivou os leigos a assumirem seu papel na Igreja. “Vocês são a maioria do povo de Deus e devem ser protagonistas na evangelização, participando da missão do Cristo e não como auxiliares do clero. Vocês são sujeitos de ação na Igreja. As diferenças não fazem mal na Igreja, mas são os extremos que fazem mal. As diferenças fazem nosso pensamento se tornar mais amplo, e mais perto da Verdade”, afirmou o bispo diocesano.
Explanado pelo padre João Francisco, o Plano Diocesano foi apresentado no encontro depois de ter passado por correções e contribuições no “Texto Mártir”, construído em duas outras reuniões que aconteceram para a sua elaboração.
Inspirado nas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil, Documento 109 da CNBB, o Plano Diocesano seguirá a Metodologia do:
Contemplar, Discernir, Propor, e estará sustentado sobre quatro Pilares de ação, que serão desenvolvidos a cada ano.
Em 2021, o Pilar da Palavra – Ações na Iniciação à Vida Crista, e na Animação Bíblica Catequética
Em 2022, o Pilar do Pão – Ações na Liturgia e na Espiritualidade
Em 2023, o Pilar da Caridade – Ações para Serviço à Vida Plena
Em 2024, o Pilar da Missão – Ações para o serviço de Missão na Igreja
Outro momento do encontro foi a montagem da Equipe Central de Formação do Plano Diocesano de Pastoral, a qual repassará o estudo do Documento para equipes formadas em cada Setor da Diocese. Estas equipes passarão nas paróquias de seu Setor repassando a formação do Plano Diocesano aos demais leigos. “Depois de formada pela Equipe Diocesana, esta equipe terá uma importância muito grande, pois é ela quem levará à cada paróquia a formação sobre o Plano, para que os leigos daquela comunidade, junto com seu padre, pensem estratégias de ação para o Plano. Durante quatro anos queremos ver nossa diocese pulsando na ação Pastoral”, motivou o bispo diocesano.
Com uma data fixada para o próximo ano, a reunião definiu que a Equipe Central do Plano Pastoral se reúna no dia 27 de fevereiro, das 14h às 18h30, para receberem a primeira formação. Com datas pré-definidas para o ano 2021, também foram marcadas as reuniões do Conselho Diocesano de Pastoral, que serão realizadas a cada dois meses. A primeira data ficou para o dia 13 de março, das 13 às 17h.
Junto com os participantes, Dom Walter Jorge e o padre João Francisco pensaram em uma celebração que fosse possível fazer o lançamento oficial do Plano Diocesano no próximo ano para toda a Diocese. Contudo, devido a Pandemia, talvez ela aconteça somente via online. “A data de um lançamento oficial para toda a Diocese poderia acontecer em uma celebração com a participação de um bonito número de fiéis de nossa diocese, mas devido a pandemia não sei se poderemos realizar isso. Quem sabe o façamos de modo online mesmo”, comentou Dom Walter Jorge.
A escolha para a data do lançamento oficial do Plano para a Diocese foi sugerida para o dia 06 de março, data em que a diocese completará 44 anos de existência, e no dia 07 de março, um domingo, o lançamento se daria nas paróquias, com uma celebração previamente preparada em cada comunidade.
Texto e Fotos: Marcelo S. de Lara
Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória – PR
GALERIA DE FOTOS DO ENCONTRO