Novenários, Missas, Procissões e Lives marcam o dia 12 de outubro, segunda-feira, em duas paróquias da Diocese que tem a Mãe Aparecida como padroeira.
Na igreja Catedral, em União da Vitória, que tem Nossa Senhora Aparecida como Copadroeira junto ao Sagrado Coração de Jesus, a imagem exposta em frente ao presbitério nesta semana vem aos poucos recebendo a visita de fiéis que elevam suas orações e depositam flores aos pés da Santa.
EM UNIÃO DA VITÓRIA.
Na Segunda-feira, data da comemoração da Padroeira, a igreja Catedral contará com três celebrações de missas durante o dia, com participação de alguns fiéis, ainda dentro dos cuidados contra o Novo Coronavírus, mas que também poderão acompanhar por transmissões ao vivo pelo Facebook da Catedral e pela Rádio Educadora Uniguaçu, 101.9, às 19h.
PROGRAMAÇÃO:
Missas: 7h30; 10h e 19h
Live com Canções Marianas: às 20h30 (Transmissão pelo Facebook e YouTub da Catedral).
Padre Silvano Surmacz, pároco, comentou desse momento especial para a paróquia, ao celebrar sua copadroeira e também copadroeira da Diocese. “Este ano será de um jeito particular a celebração da copadroeira da Catedral, da Diocese e padroeira do Brasil”.
EM SÃO MATEUS DO SUL:
Em São Mateus do Sul, uma das paróquias também leva o título da Mãe Aparecida, junto com Nossa Senhora de Czestochowa, muito venerada pelos poloneses. A paróquia Nossa Senhora Aparecida e Czestochowa, localizada na entrada da cidade, na Vila Nepomuceno também terá uma programação toda especial para o dia 12 de outubro. Durante este mês a imagem da padroeira está percorrendo todas as comunidades da paróquia. Um novenário, que começou dia 29 de setembro também foi organizado na matriz, que teve término nesta sexta-feira, 09 de outubro e que contou com a participação das comunidades, onde assumiram as novenas na matriz, além da presença de diversos padres que em dias diferentes celebravam as missas. “O novenário aconteceu somente nos dias de semana e tudo foi seguindo o roteiro disponibilizado pelo santuário nacional. Além de mim, tivemos a participação do padre Ronaldo, padre Nelson, padre José Carlos, padre Evaldo, padre Marcelo Antônio, padre João Francisco e do Diácono Damião”, contou padre João Henrique, pároco.
Acreditando ter sido muito frutuosa as celebrações, com uma participação expressiva dos fiéis, o pároco valorizou também o grande envolvimento dos Movimentos e Pastorais. “O momento foi de muita fé, e rico em espiritualidade tendo como tema principal: com Maria, em Família, revestir-se da Palavra. As Pastorais e Movimentos estiveram muito engajados nas celebrações, através de leituras, encenações e procissões. Todas as comunidades da paróquia participaram das novenas, convidadas a cada noite para serem ‘comunidades noveneiras’, explicou o padre.
A Novena conta com momentos de reflexões acerca da vida cotidiana do povo à luz da Palavra de Deus; leitura bíblica, reflexão, oferta de alimentos para famílias mais necessitadas, adoração ao Santíssimo Sacramento, consagração à Nossa Senhora; envio missionário e a oferta das flores.
PROGRAMAÇÃO PARA O DIA 12
Além da celebração da Missa na Matriz, a paróquia irá organizar uma carreata com a Imagem da Aparecida, que passará por alguns bairros e vilas, retornando à Matriz, onde haverá a bênção de veículos. Não haverá festa, mas segundo a Comissão da igreja uma almoço será vendido no sábado, dia 17 de outubro, para que as pessoas possam retirar na comunidade, à partir das 11h. As informações sobre o almoço poderão ser tiradas durante a semana pelo fone: (42) 3532-5843 – (De Segunda à Sexta-feira, das 13h às 17h).
9h Santa Missa: Transmissão pelo facebook do padre João Henrique e pela Rádio Difusora do Xisto.
10h15 Carreata passando pelos seguintes Locais: Vila Bom Jesus; Jardim São Joaquim, passando pelas empresas Cerâmica Pasquali e Micro Xisto, retornando pelo Trevo Triângulo na BR 476 (Com escolta da Polícia Rodoviária Federal), seguindo em direção à matriz.
Bênção de Veículos ao final da Carreata.
Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória – PR