Encontro histórico na Diocese de União da Vitória, aconteceu na noite de quarta-feira, 16 de setembro, na Casa de Formação Cristã Santa Rosa de Lima, em União da Vitória.
Pela primeira vez foram reunidos apenas os coordenadores de Movimentos, Pastorais e Organismos da Diocese para pensarem juntos a caminhada pastoral com base no Plano de Ação Evangelizadora, ainda em análise, construído na última Assembleia Diocesana, em fevereiro deste ano. “Esta nossa reunião não se caracteriza ainda como uma reunião oficial do Conselho Diocesano de Pastoral, mas tem o objetivo de ouvir de cada coordenador (a), como está o andamento das ações das Pastorais, Movimentos e Organismos na Diocese. O que queremos é avaliar as forças que temos e os desafios que ainda precisam ser superados”, comentou Dom Walter Jorge, bispo diocesano, que convocou a reunião junto com o padre João Francisco Sieklicki, coordenador da Ação Evangelizadora na Diocese.
Após um momento de Espiritualidade com a Leitura Orante da Palavra de Deus, dom Walter Jorge comentou alguns cânones do Direito Canônico que embasam as ações do Conselho de Pastoral, entre eles o Cânon 512. “O Cânon 512 do Direito Canônico pede que o líder de uma Pastoral esteja em plena comunhão com a Igreja Católica; defendendo e promovendo todos os princípios da Fé Católica”, citou o bispo. “Lembro ainda que o Órgão máximo para deliberação da atividade pastoral na Diocese é a Assembleia Diocesana”, complementou ele.
Um dos pedidos ainda solicitado pelo bispo é que as lideranças efetuem as ações sempre em nome da Diocese, pensando como Diocese e não como ações de grupos isolados, voltados para si mesmos, sem comunhão com a Igreja Particular de União da Vitória.
O Coordenador de Pastoral, padre João Francisco, pediu para os coordenadores terem conhecimento do Plano Diocesano de Pastoral nas paróquias, lendo e fazendo seus apontamentos. “O Plano Diocesano precisa ainda ser lapidado. Por isso peço a vocês que o busquem nas paróquias, leiam, conheçam e nos ajudem a finalizá-lo com as sugestões de vocês”, solicitou o padre.
Em um espaço aberto para que cada representante falasse dos trabalhos de suas Pastorais, Movimentos e Organismos, foi pedido que abordassem os pontos fortes e as carências que ainda percebem em suas ações.
Ao final da reunião foi pedido que os coordenadores enviem para a Cúria Diocesana as possíveis datas de encontros programadas para 2021, que dependerão da situação da Pandemia para acontecerem ou não.
O próximo encontro com todos novamente foi marcado para o dia 21 de novembro, às 14h, na Casa de Formação. Também uma reunião Online será preparada em novembro para se averiguar os pontos do Plano Diocesano de Pastoral, que após aprovado vigorará por quatro anos.
Texto e Fotos: Marcelo S. de Lara
Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória -PR
GALERIA DE FOTOS