Nesta semana, a Diocese de União da Vitória tem a alegria ordenar mais um Diácono para sua Igreja Particular de União da Vitória, que fará parte do clero diocesano.
No sábado, dia 05 de setembro, na missa das 18h, na Matriz São Mateus, em São Mateus do Sul, Dom Walter Jorge, bispo diocesano, ordenará Diácono o seminarista José Damião dos Santos Souza.
Por motivos da Pandemia, respeitando as orientações das autoridades sanitárias a celebração será restrita ao clero da diocese, familiares e organizadores da celebração, dentro das exigências como: uso de máscaras e distanciamento social. A celebração será transmitida pelo site da Diocese de União da Vitória: www.dioceseunivitoria.org.br, e pelas redes sociais da Diocese e da Paróquia São Mateus.
Em mensagem gravada em vídeo, o seminarista pede orações a todos por mais essa etapa em sua caminhada ao sacerdócio, e pede para que todos acompanhem a cerimônia pelos meios de comunicação da Diocese e da Paróquia São Mateus.
ASSISTA AO VÍDEO:
CONHEÇA A HISTÓRIA VOCACIONAL DE DAMIÃO.
Nascido no estado da Bahia, mas criado na cidade de Tobias Barreto – SE, José Damião dos Santos Souza, chegou na diocese de União da Vitória em 2013, vindo pela Diocese de Estância – SE, para realizar o Curso de Filosofia no Seminário Diocesano Rainha das Missões, em União da Vitória.
Com a mudança de bispos em sua diocese de origem, Damião precisou retornar para continuar o 2º ano de filosofia no Seminário de Aracajú – SE, em 2014, mas ainda na metade daquele ano, em uma conversa com um dos formadores de sua diocese, Damião expressou o desejo de retornar ao Paraná para concluir seus estudos de Seminário e atuar definitivamente como padre na Diocese de União da Vitória. “Eu me apaixonei pela Diocese de União da Vitória, me senti em uma família no Seminário daqui e alimentava em mim um espírito também missionário, de ser evangelizador em outras terras”, expressa Damião falando de sua decisão em permanecer no Paraná.
Aceito pelo bispo e pelos padres do Conselho Presbiteral da Diocese de União da Vitória na época, em 2014 Damião retorna a União da Vitória para dar início ao curso de Teologia, fazendo assim uma caminhada para ser um padre da Diocese de União da Vitória.
Desde 2019, Damião realiza seu Estágio Pastoral na paróquia São Mateus, em São Mateus do Sul, onde será ordenado diácono no dia 05 de setembro, na missa das 18h.
Com 33 anos de idade, o seminarista sente-se feliz em poder assumir o primeiro passo de sua vocação, a qual sonhou desde a infância, além de poder vivê-la em terras paranaenses onde se sentiu tão bem habituado. “Sempre tive vontade de ser padre, desde minha infância e adolescência. Minhas brincadeiras quando criança eram de celebrar missa, fazer procissões, atender as pessoas. Minhas conversas sempre giravam em torno da fé, da religião”, comenta ele.
Mesmo passando por inúmeras dificuldades e provações em sua caminhada, como a doença de seu pai de criação e a perda de sua mãe, também de criação, além dos desafios em se adequar em outras terras, Damião diz que sempre entregou sua vida e decisões nas mãos de Deus e de Nossa Senhora. Tal segurança o inspirou a escolher seu lema de ordenação do Evangelho de João 2,4. “A expressão de Maria aos serviçais nas Bodas de Caná: ‘Fazei o que Ele vos disser’ ecoa no meu coração não como uma ordem, mas imaginando a doçura nos lábios de Nossa Senhora ao fazer aquele pedido. Eu noto que todas as vezes que a vontade de Deus prevaleceu, eu fui mais ser feliz nas coisas que realizei”, testemunha o seminarista.
Ordenado diácono, Damião atuará onde for designado pelo bispo diocesano, dom Walter Jorge até sua ordenação presbiteral, que deve ser realizado após ao menos seis meses de exercício do diaconato.
Postagem: Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória – PR