Todo ano a Diocese de União da Vitória realiza três dias de estudos intensos sobre temas voltados à teologia e ao trabalho pastoral da Igreja. Chamada de Semana Teológica, o estudo tem como objetivo trazer uma atualização em assuntos que dizem respeito à doutrina da Igreja e ao trabalho pastoral. Esse ano o estudo aconteceu nos dias 8, 9 e 10 de setembro, no Seminário Diocesano Rainha das Missões, em União da Vitória, tendo como participantes os padres da diocese, estudantes de teologia do seminário, o bispo emérito Dom Walter Michael Ebejer e irmãs de congregação religiosa.
O tema e o palestrante já são predefinidos no ano anterior. Para esse ano, o tema escolhido foi o Sacramento da Penitência e foi convidado o Pe. Carlo Battistoni para abordar o assunto. Pe. Carlo nasceu na Itália e é formado em dogmática pela Pontifícia Universidade Lateranense em Roma, mas pertence atualmente à diocese de Ponta Grossa, onde é professor no Instituto de Filosofia e Teologia Mater Ecclesiae (IFITEME) e assessor da catequese, além de ministrar conferências dioceses e Instituições de Ensino.
Nesses três dias, Pe. Carlo apresentou o Sacramento da Penitência, mostrando o verdadeiro sentido da prática de perdoar os pecados oferecido pela Igreja aos fiéis. Baseando-se em textos bíblicos, fundamentado em conceitos e tradições do judaísmo que o cristianismo assimilou e abordando a teologia cristã com fatos concretos de hoje, despertou a atenção e a admiração por parte dos participantes os ajudando a melhor compreender a prática da confissão. Alguns padres apresentaram também a experiência que vivenciam em suas comunidades na procura ou não da confissão pelos fiéis e a preocupação com a desvalorização deste sacramento.
O desenvolvimento do sacramento foi colocado por Pe. Carlo, na ótica da Reconciliação, da Penitência e da Confissão. Iniciando pela confissão mostrou que confessar-se significa reconhecer as maravilhas de Deus, diante daquilo que Deus faz, os erros humanos não correspondem. Apontou que a penitência tem o objetivo de reorientar o fiel no caminho de Deus novamente e não é uma compensação ou um castigo pelo pecados cometidos. E, por fim, demonstrou que a reconciliação é voltar novamente a fazer parte do projeto de Deus, o projeto da vida feliz que Ele tem para o ser humano.
Além da palestra aos padres durante o dia, na parte da manhã e à tarde, Pe. Carlo também trabalhou o assunto na terça-feira à noite, na Escola de Teologia para leigos, que acontece no próprio seminário toda terça e sexta. Mostrando uma visão diferenciada da confissão daquela que comumente as pessoas encaram, os leigos puderam assim melhor compreender o sentido e a importância de se aproximar do sacramento, deixando de lado o sentimento de medo ou constrangimento.