Após ter sido conduzida por cinquenta anos pelos padres poloneses da Congregação Sociedade de Cristo para os Imigrantes Poloneses no Brasil, a paróquia Nossa Senhora do Rosário, Santuário Diocesano, em Rio Claro do Sul – Mallet, acolheu no domingo, 15 de março, padre Nelson José Kovalski, como primeiro padre Diocesano a assumir a paróquia.
Natural do distrito de Sant’Ana, em Santana – Cruz Machado, onde atuava como vigário paroquial, padre Nelson tem 37 anos de idade e oito anos de padre. Auxiliou em várias paróquias da Diocese, inclusive no Seminário Diocesano e assume pela primeira vez sozinho a responsabilidade de uma paróquia. “Continuarmos mantendo essa herança polonesa, essa riqueza, me passou uma segurança, mas as vezes também senti o peso do desafio. Contudo, com fé, simplicidade e cooperação de todos, estaremos fazendo um bom trabalho”, partilhou o padre.
Áudio Padre Nelson:
O Rito de Posse, que compreende momentos em que o novo padre faz a Profissão de Fé, professa os votos diante do bispo, e também de forma simbólica recebe as chaves da Igreja, representando o cuidado para com todo o povo a ele confiado, teve início às 9h e contou com grande presença de fiéis da comunidade local, e de paróquias onde padre Nelson atuou.
Em entrevista ao site da Diocese, Dom Walter Jorge, que presidiu a celebração e deu posse ao novo padre, falou da escolha do padre Nelson para a paróquia. “Tivemos a preocupação de manter aqui esta linda tradição da cultura polonesa, assim como vieram fazendo os padres poloneses. Por isso, o padre Nelson foi uma escolha feliz e oportuna para esta necessidade. E sendo uma paróquia menor, ainda que seja um Santuário de peregrinação, será uma boa experiência para ele que assume uma paróquia pela primeira vez”, explicou o bispo diocesano.
Dom Walter Jorge: (Renovação das Promessas)
Padre Nelson:
Palco de muitas Romarias Diocesanas e Vocacionais em anos anteriores, com esforço dos fiéis, o Santuário Diocesano está sendo melhorado em suas estruturas, com ampliação de salas, banheiros e espaço para refeição, com o intuito de melhor acolher os peregrinos. Contudo, o asfaltamento de 9 Km de estrada de chão, desde a BR 476 até o Santuário, continua sendo o desejo e o sonho de peregrinos, paroquianos e moradores do Distrito de Mallet.
Padre Nelson assume a paróquia de Rio Claro do Sul como Administrador Paroquial e também como reitor do Santuário Diocesano, alimentando a devoção no coração dos fiéis à Mãe de Jesus, venerada no Santuário sob o título de Nossa Senhora do Rosário.
Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória
FOTOS