Dom João Bosco visitou as 37 comunidades da Paróquia de Santana, no município de Cruz Machado, entre os dias 3 e 13 de abril. Esta paróquia, por muitas décadas, esteve aos cuidados dos Padres da Sociedade de Cristo para os Poloneses, e somente no ano de 2013 foi entregue aos padres diocesanos, sendo hoje pároco o Pe. Ermildo Krasovski, auxiliado pelo Pe. Nelson Kovalski. Santana ainda guarda bem as tradições polonesas, muito incentivadas pelo sempre lembrado Padre Daniel Niemec (+2006). Essas tradições têm como traço fundamental a vivência da fé católica, mas também se expressa nas festas da Cultura Polonesa, e no belo museu que guarda objetos da centenária chegada dos imigrantes. As comunidades se prepararam para acolher o bispo, algumas com carreata, outras com motos, discursos, faixas, e muitas flores. Mesmo com alguns dias de chuva intensa, o povo sempre fez questão de estar presente, em grande número.
Memória dos pioneiros – Dom João Bosco, passando pelas capelas, visitou o Pátio Velho e o Cemitério de Rio do Banho, local de chegada dos primeiros grupos de poloneses. Dizimados por um grande surto de febre tifóide, aquele cemitério recebeu centenas de mortos dentre os primeiros imigrantes, e os demais se mudaram para recomeçar a vida onde hoje se encontra hoje a sede do município de Cruz Machado. Dom João Bosco visitou a todas as capelas e também algumas escolas que ainda existem no formato de classes multisseriadas, com a mesma professora e onde, até hoje, as comunidades realizam a missa e o culto dominical.
Programada desde o final do ano passado, a visita pastoral de Dom João Bosco aconteceu antes que chegasse a notícia de sua transferência para a Diocese de Osasco, SP. Foi esta, pois a última visita realizada por Dom João, ficando as demais, suspensas até que venha o novo bispo de União da Vitória.
Veja a galeria de fotos da visita Pastoral em Santana