Nos dias 22 e 23 de março ocorre mais um Sementes de Alegria, na Casa de Formação Cristã de União da Vitória, para crianças e pré-adolescentes de 10 a 13 anos de idade.
Filhinhos e filhinhas amados vêm, na esperança de descobrir algo novo, diferente do corre-corre, dos clics no celular, na internet, das tarefas escolares, afinal, de sua pesada rotina.
Querem sentir a leveza de estar nas mãos do Pai e de terem elevados ideais, fortalecidos pelo Espírito Santo. Querem ver mais longe, aonde podem chegar, cultivando melhor sua fé e sua amizade com Deus. Querem ser bons filhos, entender melhor seus pais e ter certeza de estarem trilhando os melhores caminhos.
Aprenderão a ligar sua vida de fé e oração a tudo que fazem, reconhecendo, com isso, sua dignidade.
Crianças e adolescentes estão em fase de formação, muitos na catequese, e encontros como esse incrementam seu nível de espiritualidade ligada à vida em família, à escola, à comunidade. Pois se a fé não for posta na vida, não trará seus preciosos frutos.
Nada melhor que sua alegria seja fruto de sentir-se amada pelos pais, pelos professores, por Deus. Que sua alegria venha de perceber um sentido especial para sua existência, para o cultivo de valores, como a verdade, o bem, o belo, a gratidão, o acolhimento, o perdão… Há ainda a gratificante e sublime experiência do silêncio, o que ajuda a pensar mais profundamente, conhecer-se melhor e conversar com o Criador.
Pensamos que toda a sociedade é responsável por dar essa oportunidade a adolescentes, crianças e jovens. Aqui na Diocese, a partir dos 14 anos de idade, há o Mini TLC (treinamento de lideranças cristãs), depois, espera-se que o Grupo de Jovens e outros movimentos cuidem da Evangelização daqueles de quem esperamos uma sociedade mais justa, e santas vocações.
Em setembro deste ano, o Sementes de Alegria atingirá sua 60.ª edição. E a grande rede de colaboradores sente-se feliz, mesmo que a custo de sacrifícios pessoais, através dos anos, por estar dando algo de si aos pequeninos, aos amados nossos e de Jesus.
Por: Fahena Porto Horbatiuk