Ampliando os trabalhos na Diocese, a Infância e Adolescência Missionária, que visa trabalhar o aspecto da missão com crianças e jovens, realizou no mês de março mais uma de suas ações.
No encontro que aconteceu com os coroinhas, na paroquia Sant’Ana, em Santana – Cruz Machado, no dia 16 de março, com o padre Antonio Kolodzieiski, pároco, a equipe diocesana da IAM, realizou a Missãozinha de implantação da Infância e Adolescência Missionária, na paróquia. A reunião contou também com a presença do grupo da IAM São Juvêncio, da Paróquia São Carlos Borromeu, de Paula Freitas.
O Encontro foi direcionado sob o tema ‘Batizados e Enviados – IAM em Missão no Mundo’. Além da apresentação da história e do carisma da Obra, as crianças e adolescentes fizeram um momento de espiritualidade com o terço missionário e refletiram sobre como ser uma ‘Igreja em Saída’, como pede o papa Francisco.
Junto com os coordenadores do Movimento dos Coroinhas, as 97 crianças vindas de 16 comunidades da paróquia, foram incentivadas a viverem o carisma da Obra, que é “tornar Jesus conhecido e amado”; seguindo a dinâmica “criança evangelizando criança, e adolescente evangelizando adolescente”.
Em reunião com os coordenadores dos coroinhas, Liara Berthier Schick, coordenadora diocesana da IAM, motivou a se pensar em ações de divulgação da Obra, buscando implantar a Infância e Adolescência Missionária em todas as comunidades, caminhando em comunhão com Pastorais e Movimentos já existentes.
Para Terezinha Krul, coordenadora paroquial dos coroinhas da matriz Sant’Ana, foi motivo de alegria e esperança a implantação da IAM na paróquia. “Percebi nos olhares das crianças e adolescentes a alegria de viver o Evangelho na prática e ficar mais próximos de Jesus. Temos esperança de ver nossos pequenos missionários evangelizando outras crianças. Sabemos que teremos desafios, mas temos certeza que o Espírito Santo estará conosco. Obrigada a equipe diocesana que se dispôs em mostrar-nos a grandeza desse trabalho de Evangelização começando pelos pequenos”, disse Terezinha.
Para Daniele Soares e Eric do Rosário, integrantes da equipe de coordenação diocesana, a implantação da IAM na paróquia Sant’Ana foi uma experiência incrível. “Ver aquelas crianças entusiasmadas, nos acolhendo tão bem, e acompanhar seu despertar para a ação missionária é muito gratificante”, disse um dos integrantes.
Como resultadodessas ações de divulgação, também no sábado, 16, às 14h, foi realizado o primeiro encontro da IAM da paróquia Nossa Senhora do Rocio, de União da Vitória, resultado das ações realizadas no mês de fevereiro na paróquia. Além de situar os participantes sobre a história da Obra, o primeiro encontro refletiu o texto do Evangelho Mateus 4,18-21 sobre o chamado dos primeiros discípulos para seguir a Missão de Jesus. “No decorrer da história, muitas outras pessoas recebem este chamado para dar continuidade aos seus ensinamentos. Também as crianças são chamadas a evangelizar e são convidadas para fazer parte da Infância e Adolescência Missionária”, refletiu a coordenadora no encontro.
Os encontros da IAM na paróquia do Rocio acontecem todos os sábados, às 14h.
Informações e fotos: Liara Berthier Schick
Postagem: Pascom Diocesana
FOTOS