A Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Cruz Machado, atendida pelos padres da Sociedade de Cristo para os Emigrantes Poloneses no Brasil, acolheu no dia 23 de fevereiro seu novo pároco, padre Alceu Zembruski.
Membro da Congregação, padre Alceu tem 47 anos de idade e 19 de sacerdócio. Nasceu em Casca – RS e estudou filosofia e teologia em Poznan, na Polônia. Entre suas atividades no ministério, trabalhou seis anos em Guaraní das Missões – RS e onze anos na paróquia São Pedro e São Paulo, em Curitiba – PR, onde também atuou como Vice-Provincial da Congregação e por dez anos foi exorcista oficial da Arquidiocese de Curitiba.
Vindo da localidade de Bateias, distrito de Campo Largo – PR, onde esteve como pároco nos últimos dois anos, ao assumir a missão em Cruz Machado, padre Alceu fala que veio para continuar os trabalhos já realizados, respeitando a caminhada da nova paróquia que assume. “Diversos padres já deram sua contribuição para o crescimento desta paróquia. Tenho consciência de que a paróquia não começa comigo. Da mesma forma, venho para contribuir no que puder e da forma como o Espírito Santo me conduzir”, declarou o novo pároco.
A Posse aconteceu na missa das 19h e foi dada pelo padre Mário Glaab, administrador Diocesano. A celebração contou também com a presença do Padre Kazimierz Dlugosz, provincial da Congregação, além do padre Anderson Spegiorin, de Rio Claro do Sul, também da Congregação, padre Antônio Kolodzieiski e padre Nelson Kovalski, ambos da paróquia Sant’Ana de Santana – Cruz Machado.
Grande participação de fiéis da matriz e das comunidades da paróquia vieram celebrar e acolher o seu novo padre. O pároco anterior que atuou na paróquia foi o padre Alojzy Laimann, também religioso da Sociedade de Cristo.
Texto: Marcelo S. de Lara
Setor de Comunicação
Fotos: Douglas Ribasz – Seminarista
FOTOS