Dos dias 04 à 07 de fevereiro, na Diocese de Jacarezinho (PR), aconteceu a 38ª Assembleia Regional da OSIB (Organização dos Seminários e Institutos do Brasil). O tema abordado foi: Implicações da Nova Ratio Fundamentalis na aplicação da Ratio Nationalis, assessorado pelo padre José Carlos dos Santos, do clero da Arquidiocese de Mariana (MG).
Durante a assembleia, foi realizada a eleição da nova presidência, com a presença de Dom Antonio Braz Benevente, Bispo de Jacarezinho. Foi eleito presidente da OSIB Regional Sul 2, o Padre Wilson Santos Morais, reitor do Seminário Propedêutico da Diocese de Ponta Grossa (PR); vice-presidente, o padre Roberto Carlos Reis, reitor do Seminário de Filosofia, da Diocese de Campo Mourão (PR); tesoureiro, o padre Marcos André de Oliveira, reitor do Seminário Propedêutico da arquidiocese de Maringá (PR). Caberá ao padre Wilson escolher o secretário para colaborar com a equipe. O bispo referencial que acompanha os trabalhos da OSIB no Paraná é Dom Celso Marchiori, bispo de São José dos Pinhais (PR).
O novo presidente, padre Wilson, expressou sua surpresa com o resultado. “Eu havia definido em quem votar e estava muito tranquilo. Quando saiu o resultado da primeira votação, fiz uma observação a meu respeito que considerava pertinente, entretanto ao final da votação, fui escolhido para presidir os serviços da OSIB em nosso regional. Pensei no tempo que já existe a OSIB, quanta luta, doação, dedicação e empenho de bons padres que estiveram a frente desse serviço e me sinto muito pequeno e responsabilizado”, expressou o padre.
“É evidente que não se trata de fazer algo sozinho, posso contar com a equipe, o padre Roberto, o padre Marcos e, penso também em pedir ajuda a um colega, muito capaz, de minha Diocese para nos ajudar no serviço de secretaria. Não tenho dúvidas de que contamos com a colaboração de nosso Bispo referencial, Dom Celso Marchiori, e de todos os formadores de nosso estado. Todos sabemos os desafios que vivemos no processo formativo, então somar forças e crescer juntos é uma graça da qual não se pode prescindir”, complementou ele.
Ao falar da formação dos novos presbíteros, o novo presidente eleito salientou os elementos que envolvem uma vocação. “A formação é algo que exige confiança no chamado de Deus, amor a Igreja, investimento humano, dedicação e compromisso mútuos. Vou procurar, juntamente com a equipe, desenvolver os serviços, continuar os trabalhos e fazer bem feito o que nos couber”, declarou o novo presidente.
A Diocese de União da Vitória se fez também presente, representada pelo padre Evaldo P. Karpinski, reitor do Seminário Diocesano, de União da Vitória, e mais dois seminaristas: Daniel da Rosa e Cristian Majolo Boniatti, ambos do curso de teologia.
Fonte: Regional Sul 2 da CNBB
Postagem: Pascom Diocesana