As secretárias das paróquias da diocese de União da Vitória se reuniram novamente esse ano, no dia 10 de outubro, para mais um momento de formação e partilha mútua de experiências. A reunião aconteceu no Seminário Diocesano Rainha das Missões, em União da Vitória – PR e contou com a participação de 20 secretárias.
Com início às 8h30, o primeiro momento foi de oração conduzida pelo padre Sidnei Reitz, do próprio seminário. Na sequência, padre Sidnei trabalhou a importância do cultivo de bons hábitos baseado em um livro sobre liderança Segundo o padre, o tema traz enriquecimento tanto pessoal quanto profissional para as secretárias. “O cultivo dos bons hábitos as ajuda na covivência com as pessoas do dia a dia e também no seu ambiente de trabalho ao atender as pessoas nas paróquias”, diz.
Padre Cláudio, assessor diocesano das secretárias comentou que esse tema é bem apropriado para elas, devido o trabalho que desenvolvem nas secretarias. “É necessário que elas estejam preparadas para ter condições de bem atender as pessoas que procuram as secretarias das paróquias”, declarou.
Após a palestra, as secretárias apresentaram suas dúvidas e dificuldades encontradas nos seus trabalhos de secretaria no dia a dia. E no período da tarde, Rita de Cássia Schwab, secretária da cúria diocesana junto com padre Cláudio apresentaram algumas orientações que são essenciais e necessitam ser sempre revistas nas secretarias como afirma padre Cláudio. “São questões muito sérias para a Igreja, pois envolve a vida das pessoas. Uma informação anotada errada pode gerar transtornos futuros para alguém quando se trata, por exemplo, de registros de batismo, ou de casamento”, enfatiza o padre.
Segundo Rose Maria Burzynski Lau, secretária da cúria e do Instituto (Seminário), o encontro com as secretárias acontece já a uns 20 anos na diocese. “No começo o encontro era junto com as reuniões do clero, mas como o padre que assessorava precisava participar das reuniões com os outros padres, então se desvinculou”, comenta a secretária.
Atualmente são realizadas duas reuniões anuais, sendo uma em cada semestre e, no fim do ano se busca fazer um encontro somente de confraternização como acontece com o clero.
Marcelo de Lara – Rádio Educadora
fmslara@yahoo.com.br