Desde às 7h da manhã desta sexta-feira, 09, o corpo de Dom Agenor Girardi, bispo diocesano de União da Vitória está sendo velado na Catedral Sagrado Coração de Jesus de União da Vitória. Durante todo o dia foram celebradas missas e momento de devoção. Fiéis de todos os cantos da diocese estão vindo, alguns por conta própria, outros com seus párocos para fazer a despedida ao seu bispo.
O Velório seguirá por toda a madrugada. Ainda na noite desta sexta haverá às 21h a Panakeda (Celebração dos Mortos), pelo Rito Ucraniano Católico, e às 22h missa com o Coral do Terço dos Homens, de Cruz Machado.
No sábado, 10, a primeira missa será às 6h, com os quatro padres novos ordenados em 2017, e logo depois, às 7h haverá outra celebração.
Às 9h será celebrada a última Missa, com o Rito das Exéquias, (orações de recomendação do corpo). Esta missa será presidida por Dom José Antônio Peruzzo, arcebispo metropolitano de Curitiba e concelebrada por diversos outros bispos do Regional do Paraná, e de outras dioceses. Dom Walter Michael Ebejer, bispo emérito de União da Vitória e Dom João Bosco Barbosa de Sousa, segundo bispo da Diocese de União da Vitória e atual bispo da Diocese de Osasco (SP), também confirmaram presença.
A Missa de Exéquias será transmitida ao vivo pela Rádio Educadora AM, de União da Vitória e pelo site da Emissora www.educadora1480.com.br
Após a santa missa, o corpo de Dom Agenor será sepultado na própria Igreja Catedral, em uma capela interna, localizada ao lado do presbitério, preparada para acolher os bispos falecidos.
Segundo o padre Silvano Surmacz, pároco da Catedral, o rito de enterrar os bispos nas Catedrais remonta a uma antiquíssima tradição da Igreja. “Muitas igrejas foram construídas em cima de túmulos de Bispos e Mártires. A Catedral é a Sede Episcopal, pois nela está a cadeira do bispo, chamada Cátedra”, explicou o pároco.
Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória