Celebrado na Igreja como o Mês Vocacional, o mês de agosto é marcado por lembrar durante os quatro finais de semana, as vocações específicas dentro da Igreja: A Vocação Sacerdotal, a Vocação Familiar, a Vocação Consagrada à Vida Religiosa, e a Vocação do Leigo.
A primeira vocação celebrada no primeiro domingo do Mês é a Vocação Sacerdotal, em alusão à memória de São João Maria Vianney, patrono dos párocos, lembrado no dia 04 de agosto.
Voltado para o serviço à oração pelas vocações, o Movimento Serra na Diocese promove todo ano um jantar para homenagear o clero da Diocese pela vocação assumida.
No dia 01 de agosto, o Serra da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro realizou um jantar onde se fizeram presentes padres, diácono e irmãs religiosas, que atuam nas paróquias do Setor São Mateus.
Representando o Movimento, Mariza Pasquali, Margarete Ravanello e Sheila Katia Smiguel Dacoregio, agradeceram muito pela presença dos que se fizeram presentes e destacaram a importância do sacerdote na vida das pessoas. “Vocês padres são como o Muro das Lamentações em alguns momentos de nossas vidas. Quando passamos por crises, dificuldades, sempre lembramos da pessoa do padre com alguém que pode nos orientar e nos apontar os caminhos”, expressou Katia.
Após a mensagem, todos fizeram uma oração distribuída pelos membros do Movimento e padre Sidnei Reitz, pároco da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e representante dos presbíteros, agradeceu a todo carinho que o Movimento tem pelas vocações. “Obrigado pela dedicação de vocês em apoiar as vocações e por expressar esse gesto de carinho. Ao mesmo tempo que vocês rezam por nós, nós também rezamos por vocês”, disse o padre.
No dia 04 de agosto, foi a vez dos Serranos da cidade de União da Vitória proporcionarem um momento de confraternização com o clero das cidades de União da Vitória e Porto União. O jantar aconteceu na Cantina Fornello. Também antes do início do jantar, o serrano Armindo Checozzi expressou felicitações ao clero, por viverem sua vocação dedicada à Igreja. “Agradecemos de coração por terem vindo nesse jantar que preparamos para parabenizar o dia e a vocação de vocês que se dedicam com carinho pela Igreja”, disse Checozzi.
Ao final do jantar, Dom Walter M. Ebejer, bispo emérito, homenageado também por seu aniversário naquele dia, comentou com todos a importância da oração na vida do sacerdote. “O que sustenta a vida do padre é a oração. Sempre fui fiel em minha vida quanto a oração do breviário. Me ajudou em muito para que pudesse estar aqui até hoje”, destacou o bispo emérito.
Completando 88 anos de vida, Dom Walter foi convidado também no dia 04, por Dom Agenor, bispo diocesano, para um almoço na cúria diocesana onde se fizeram presentes alguns padres e funcionários da cúria.
“Nenhuma vocação nasce por si, nem vive para si. A vocação brota do coração de Deus e germina na terra boa do povo fiel, na experiência do amor fraterno”. (Papa Francisco).
Texto e fotos: Pe. Marcelo S. de Lara
Assessor da Pacom
Mais fotos, na galeria abaixo
[ngg_images source=”galleries” container_ids=”294″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails” override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”130″ thumbnail_height=”98″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”0″ number_of_columns=”0″ ajax_pagination=”0″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”1″ slideshow_link_text=”[Ver Slideshow]” order_by=”filename” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]