Todo ano, a Diocese de União da Vitória proporciona ao seu clero (Bispo, padres e diáconos) uma formação sobre algum assunto na área da Teologia. O objetivo é gerar formação e debater novas ideias.
O Encontro que é chamado de ‘Semana Teológica’, acontece este ano nos dias 28, 29 e 30 de junho, com início no dia 28, às 9h, e término dia 30, às 12h. Todos os dias da formação acontecerão no Salão da Igreja Nossa Senhora de Fátima, no Bairro São Bernardo, em União da Vitória.
A Semana Teológica deste ano tratará sobre os ‘Quinhentos anos da Reforma’, atualizando a questão como tema: Do Conflito à Comunhão. Para esta reflexão, a ‘Semana’ contará com padres da Diocese de União da Vitória, padres da cidade de Porto União, padres do Rito Ucraniano Católico e pastores da Igreja Luterana. Além de seminaristas, também a Irmã Fátima Cebaro, representante das Irmãs Paulinas, de Curitiba, confirmou presença.
A exposição do assunto será feita, pelos assessores, padre Érico Hammes, da PUC – RS, e pastor Leandro Hofstätter, de Joinville – SC.
Durante a Semana Teológica, acontecerá uma Celebração Ecumênica, dirigida por padres e pastores, com fiéis de ambas as denominações. O objetivo é Louvar à Deus e pedir perdão dos pecados da discórdia e da falta de fé compromissada entre os cristãos. A Celebração que é aberta à todo público acontecerá no dia 29 de junho, quinta-feira, às 19h30, na Igreja do Seminário Diocesano, na Av. Bento Munhoz, em União da Vitória.
*A Memória dos 500 anos da Reforma, comemora a presença da Igreja Luterana, e ao mesmo tempo, a caminhada renovada da Igreja Católica, desembocando no Concílio Vaticano II. O Slogan, “Agora São ‘Outros Quinhentos’, exprime o desejo de Católicos e Luteranos em iniciar uma nova caminhada de Comunhão, valorizando mais o que os une, e dialogando fraternalmente sobre questões que ainda os desunem.
Texto: Pe. Marcelo S. de Lara
Assessor da Pascom