Nesta sexta-feira, 23, a Igreja celebrou a Solenidade Litúrgica do Sagrado Coração de Jesus, uma devoção de séculos, que tem sua raiz nos próprios textos dos Evangelhos, quando falam do coração de Jesus traspassado pela lança do soldado.
Para a Diocese de União da Vitória, a celebração é uma momento vibrante, pois tem o Sagrado Coração como seu padroeiro, agora, junto com Nossa Senhora Aparecida.
As celebrações que marcaram essa Solenidade em União da Vitória, sede da Diocese, aconteceram na Igreja Catedral, com missa às 7h30, às 10h e às 19h.
A Missa Solene aconteceu às 19h e foi presidida por Dom Walter Michael Ebejer, bispo emérito. A celebração que trouxe diversos fiéis leigos, contou também com a presença de seminaristas do Seminário Diocesano, do Diácono Permanente Carlos Strohmayer, dos padres Antoniel Peçanha e Cristóvão Carvalho, da paróquia Nossa Senhora do Rocio, do padre Marcelo de Lara, do Seminário Diocesano, e dos padres Silvano Surmacz, pároco da Catedral, e padre Ermildo Krasovski, vigário da Catedral.
No convite para o Ato Penitencial, Dom Walter motivou a todos a fazer um bom exame de consciência para a celebração. “Devemos aqui pensar sempre em três pontos. Como está minha relação com Deus, minha relação comigo mesmo e minha relação com os irmãos. Assim nos coloquemos diante de Deus”, convidou Dom Walter.
Em sua homilia, ao falar do Sagrado Coração, o bispo disse para irmos além do aspecto humano carnal do coração, mas refletir com profundidade o que é celebrar o Sagrado Coração. “Quando lembramos do Coração de Jesus, devemos pensar no amor de Deus por nós. Deus nos ama e nos conhece intimamente. Deus está mais em nós do que nós em nós mesmos”, explicou ele. “O coração de Jesus nos convida ao amor verdadeiro e nos convida também ao perdão. Quando faço casamentos pergunto aos noivos se estão dispostos a perdoar, pois irão passar por situações que exigirá isso”, lembrava o bispo.
Ao final da celebração, padre Silvano agradeceu pela expressiva participação dos fiéis e dos concelebrantes, e convidou à todos para participarem dos festejos da Catedral em honra em Sagrado Coração, também seu padroeiro. “Após a celebração, nossa equipe da paróquia estará servindo xixo e bebida no salão, hoje e amanhã. Estão todos convidados a participarem”, disse o pároco.
Como último ato da celebração, Dom Walter convidou todos os padres a conceder a bênção final aos fiéis. “Representando todo o clero da nossa Diocese, convido os padre presentes a darem a bênção junto comigo”, encerrando assim a celebração.
Texto e fotos: Pe. Marcelo S. de Lara
Assessor da Pascom
[ngg_images source=”galleries” container_ids=”286″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails” override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”130″ thumbnail_height=”98″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”0″ number_of_columns=”0″ ajax_pagination=”0″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”1″ slideshow_link_text=”[Ver Slideshow]” order_by=”filename” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]