Fiéis de várias paróquias participaram da missa que concluiu a peregrinação da Imagem de Aparecida.
Após um ano e vinte dias passando por paróquias, sendo acolhida em departamentos públicos, visitando casas de famílias e sendo venerada em momentos de devoção, a réplica da Imagem de Nossa Senhora Aparecida encerrou sua peregrinação pela Diocese de União da Vitória.
A missa que marcou esse momento, aconteceu no domingo, 18 de junho, às 15h, na Catedral de União da Vitória. Enquanto fiéis de diversas paróquias da Diocese aguardavam a chegada da Imagem em frente ao salão da Igreja Catedral, seminaristas e formadores do Seminário Diocesano, traziam a Santa em procissão pelas ruas próximas a Igreja.
Ao som de cantos marianos, os devotos aclamavam Nossa Senhora Aparecida, que afixada sobre um pequeno barquinho com redes, era conduzida por sobre a rampa do Salão da Catedral onde aconteceria a Santa Missa.
Presidida por Dom Agenor Girardi, bispo diocesano, a celebração contou também com a presença de Dom Walter M. Ebejer, bispo emérito de União da Vitória, padres de diversas paróquias, diáconos permanentes e seminaristas religiosos e diocesanos.
Em sua homilia, o bispo diocesano destacou o quanto a singela Imagem de Aparecida cativa os brasileiros. “O achado da Imagem foi um fenômeno popular, não foi algo programado. Uma imagem pequena, quebrada, sem nada de luxo, conquistou os corações do Brasil”, comentou Dom Agenor. O bispo também destacou o simbolismo da junção da cabeça com o corpo da Imagem, que espelha a vida de cada fiel. “A cabeça que encaixou perfeitamente no corpo nos lembra que Maria tem o desejo de unir o que está dividido, na comunidade, em nós, no Brasil”, comparou.
Dois testemunhos sobre a Imagem marcaram a celebração. Um deles foi dado por uma devota da cidade de Rebouças. “Eu tinha uma dor na perna e quando pude ter contato com a imagem de Nossa Senhora, minha dor sumiu. Minhas amigas me perguntavam o que eu fiz, e eu dizia que não tinha tomado e passado nenhum remédio. Por este motivo prometi que viria até União da Vitória para agradecer”, testemunhou ela agradecida.
Acompanhando a peregrinação da Imagem na sua paróquia São Miguel Arcanjo, em Porto Vitória, padre Emílio Bortolini também comentou com os fiéis a simbologia da separação da cabeça e do corpo da imagem. “Nossa Senhora Aparecida que foi encontrada com a cabeça separada do corpo nos recorda a divisão que atinge o nosso corpo no mundo de hoje. Muitas pessoas vivem uma espiritualidade mas não participam da Igreja. Outras pessoas vão à Igreja, mas não cultivam uma espiritualidade….
…Que a Aparecida nos coloque sempre mais no caminho da unidade, de acreditarmos em Deus, mas de vivermos também em comunidade”, exortou o padre.
Ao final da celebração, diante de todo o povo, padre José Chipanski, vigário geral da Diocese, leu a carta de doação da Imagem pelo Santuário de Aparecida para a Igreja Catedral. Em seguida, foi lido também pelo vigário geral, o Decreto promulgado pelo bispo diocesano, definindo Nossa Senhora Aparecida como co-padroeira da Diocese de União da Vitória, junto com o Sagrado Coração de Jesus, e co-padroeira da Catedral que também tem o Sagrado Coração como padroeiro.
Em espírito de grande emoção, após proclamado o Decreto e dada a Bênção, o pároco da Catedral motivou a todos para entrarem em procissão, entronizando a Imagem na Igreja.
Expressando a fé com cantos e orações, o povo que lotou a Catedral, após a despedida dada pelo bispo, pode se aproximar e fazer mais uma vez sua devoção, tocando e beijando a imagem da nova padroeira da Catedral e da Diocese de União da Vitória, decretada com data de 12 de junho de 2017, 2º ano do episcopado de Dom Agenor Girardi, na Diocese.
Texto e fotos:
Pascom Diocesana
Veja mais fotos na Galeria abaixo
[ngg_images source=”galleries” container_ids=”285″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails” override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”130″ thumbnail_height=”98″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”0″ number_of_columns=”0″ ajax_pagination=”0″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”1″ slideshow_link_text=”[Ver Slideshow]” order_by=”filename” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]