Catequistas da 9ª turma da Escola Catequética Diocesana estiveram reunidos neste final de semana, 03 e 04, para a formação da 5ª etapa. O Encontro que aconteceu na Casa de Formação Cristã Santa Rosa de Lima, em União da Vitória, contou com a assessoria de Célio Reginaldo Calikoski, coordenador Diocesano da Catequese e de Dinorá Gaebler, também da equipe diocesana. O tema estudado nesta etapa foi “A Espiritualidade do Catequista”.
A Escola tem duração de dois anos e procura reunir 5 catequistas de cada paróquia oferecendo três encontros anuais de formação. Nesta etapa, o número de catequistas participantes foram 37, que concluem a formação nos dias 07 e 08 de outubro deste ano. “Nas primeiras turmas tivemos até 120 participantes, mas mesmo com poucos, esta é uma turma muito boa. São pessoas bem maduras e bem participativas nas formações”, destacou Célio Calikoski.
Segundo o coordenador, a Escola que tem 17 anos de existência, formou nesses anos em torno de 700 catequistas na Diocese, além de incentivá-los a sempre buscar mais conteúdo. “Alguns que terminam a Escola Diocesana são convidados a fazer a ‘Escola de Emaús’ em Curitiba. Em julho deste ano temos 5 catequistas da Diocese que iniciarão a Escola, em Curitiba. Teremos a Cláudia e a Patrícia, de Santana, o Hermes, de União da Vitória, a Terezinha de São Mateus do Sul que fará para educação com ‘catequisandos especiais’”, e mais uma catequista que ficou de confirmar”, informou o coordenador.
Célio que também assessora a Escola de Emaús, no Eixo Litúrgico, juntamente com Maria do Carmo, de Maringá, comentou que no próximo encontro de outubro na Diocese a formação focará também a catequese com Adultos. “Para a 6ª e última etapa desta turma, traremos a Maria do Carmo, que é especialista no Brasil no assunto da Iniciação à Vida Cristã, para tratar sobre este tema e também a Catequese com Adultos, a qual estamos montando um projeto para se trabalhar na Diocese que será estudado pelo clero e por leigos no encontros de Setores do Clero”, anunciou Calikoski.
Há 15 anos como catequista na paróquia de Santa’Ana, em Santana – Cruz Machado, Cláudia Cordeiro iniciará em julho a Escola de Emaús, em Curitiba, e fala da importância destas formações. “Já fiz na verdade duas vezes a Escola Diocesana completa e vou fazer a de Emaús porque sinto o quanto é importante levar essa formação para nossos catequistas na paróquia. Nós temos em torno de 270 catequistas em Santana, dos quais 21 só na Matriz, mas muitos não tem acesso a internet e a outros conteúdos de formação para catequistas, e me sinto no dever de repassar isso a eles”, disse Cláudia.
Com essas formações, Cláudia revela que a vida de fé é vivida diferente. “Procuramos dar em torno de quatro formações por ano aos catequistas em nossa paróquia, e noto que em coisas simples que explicam a Liturgia, os conteúdos da fé, o quanto muitos ficam admirados e vibram com a descoberta do sentido simbólico de elementos da nossa fé”, testemunha ela com alegria.
Um momento importante e de grande incentivo aos catequistas foi a celebração da missa no domingo às 11h30, presidida por Dom Agenor Girardi, bispo diocesano.
Em março de 2018, a Escola Diocesana iniciará uma nova turma, que fará também o mesmo ciclo de 2 anos de formação, com encontro à cada ano. Para participar, o catequista deve ter acima de 18 anos e estar ao menos 3 anos lecionando a catequese em sua paróquia. Alguns casos diferentes podem ser avaliados em conjunto pelo pároco e a equipe diocesana.
Texto: Pe. Marcelo S. de Lara
Assessor da Pascom
Fotos: Márcio Gobor – Rebouças
[ngg_images source=”galleries” container_ids=”280″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails” override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”130″ thumbnail_height=”98″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”0″ number_of_columns=”0″ ajax_pagination=”0″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”1″ slideshow_link_text=”[Ver Slideshow]” order_by=”filename” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]