Tida como uma das paróquias da Diocese de União da Vitória que mais encaminhou jovens para o sacerdócio, a paróquia Senhor Bom Jesus, da cidade de Rebouças – PR, celebrou mais uma vez, no dia 22 de abril, a alegria de consagrar mais um paroquiano seu para o serviço sacerdotal da Igreja.
Desta vez foi o jovem João Henrique Lunkes, 24, filho único do casal Eliseu José Lunkes e Izabel Cristina Lunkes, moradores na cidade de Rebouças. De braços dados aos seus pais, o Diácono João Henrique entrou na Igreja acompanhado a procissão de entrada formada por seminaristas, padres e diáconos da Diocese de União da Vitória e de Ponta Grossa, além do bispo Ordenante, Dom Agenor Girardi, bispo diocesano.
Ainda antes da celebração, em entrevista ao Estrela Matutina, João Henrique expressou sua visão do sacerdócio e comentou a importância de o padre ser uma pessoa próxima ao povo. “Muitos ainda alimentam um certo medo da figura do padre, não se aproximam com tanta naturalidade, e para mim, ser padre é estar à disposição do povo não, só quando ele precisa, mas ir ao encontro do dele. É viver o pedido do papa Francisco de ser uma Igreja em Saída, este é o mandato que Jesus nos deixou”, expressou João Henrique.
Perguntado sobre o papel do padre no mundo atual, o diácono falou da grande preocupação com aqueles que relativizam a importância de Deus na suas vidas. “Vejo muito a carência que o povo tem da dimensão espiritual, até por acharem que Deus não é importante na vida. Muitos perderam o interesse da necessidade de Deus. Deus se tornou um acessório para alguns e isso me deixa muito triste”, lamentou o jovem. Após ter expressado essa constatação, o diácono destacou o papel diante de tal realidade. “Então vejo que a nossa missão como padre é estar no mundo orientando as pessoas para viverem sua relação com Deus, é ir ao encontro daqueles que estão afastadas de Deus”, concluiu.
Ao chamar o candidato ao sacerdócio, dentro do Rito da Ordenação, padre Sidnei Reitz, primo de João Henrique, destacou algumas qualidades observadas no diácono durante a caminhada formativa. “Dom Agenor, o diácono João Henrique é um jovem de propósito claro e firme. Desde criança desejava em ser padre e manteve este propósito. A vocação é um chamado que vem de Deus, e Deus encontrou no João Henrique um coração disponível a acolher tal chamado. Por isso digo que ele é digno de receber este Ministério”, testemunhou padre Sidnei, também natural da cidade de Rebouças.
João Henrique terminou sua formação no Seminário junto com outros três colegas, e foi o terceiro deles a ser ordenado neste ano. Assim como outros dois colegas seus, João teve a alegria de ter em sua ordenação a presença também da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, que está peregrinando pelas paróquias da Diocese.
Além de fiéis da comunidade da paróquia Senhor Bom Jesus, que tem seu pároco, padre Alcione Zanin também com filho dessa paróquia, a igreja foi lotada por fiéis da paróquia São João Batista, de São João do Triunfo, local onde o agora padre João Henrique atuará como vigário paroquial, já tendo auxiliado nela por sete meses como diácono.
Ao final da cerimônia, em seus agradecimentos, o neo-sacerdote expressou sua gratidão à todos que fizeram parte de sua formação e também à todos que colaboraram com a organização da ordenação. “Sou muito grato à Zeladoras de Capelinhas, aos que contribuem com as capelinhas, à Pastoral Vocacional e ao Movimento Serra, pela dedicação com o trabalho das vocações.
Dirigindo palavras a seus pais, que sentados no primeiro banco se emocionavam vendo seu filho revestido com as vestes sacerdotais, João Henrique agradeceu por toda educação recebida. “Obrigado aos meus pais Elizeu e Isabel por terem me educado nesta fé e por todas as orientações que me deram na educação”, agradeceu o filho padre.
No Domingo, 23, padre João Henrique presidiu sua 1ª Missa, celebrada na Matriz Senhor Bom Jesus, de Rebouças.
NOVA ORDENAÇÃO:
Ainda neste mês de maio, o Diácono Emerson Gonçalves de Toledo, também da cidade de Rebouças, da comunidade de Marmeleiro de Baixo, será ordenado padre no dia 27, às 17h, alimentando ainda mais a alegria da comunidade paroquial Senhor Bom Jesus, pelos frutos das orações e trabalhos da Pastoral Vocacional.
Pe. Marcelo S. de Lara
Assessor da Pascom
ORDENAÇÃO
[ngg_images source=”galleries” container_ids=”274″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails” override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”130″ thumbnail_height=”98″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”0″ number_of_columns=”0″ ajax_pagination=”0″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”1″ slideshow_link_text=”[Ver Slideshow]” order_by=”filename” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]
1ª MISSA
[ngg_images source=”galleries” container_ids=”275″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails” override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”130″ thumbnail_height=”98″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”0″ number_of_columns=”0″ ajax_pagination=”0″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”1″ slideshow_link_text=”[Ver Slideshow]” order_by=”filename” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]