Celebração homenageia também Dom Walter, primeiro bispo Diocesano.
Segunda-feira, 06 de março, a Diocese de União da Vitória comemora 40 anos de sua Instalação. Neste mesmo dia, Dom Walter Michael Ebejer (OP), bispo emérito de União da Vitória, celebra também 40 anos como bispo.
Ordenado no mesmo dia da Instalação da Diocese, em 06 de março de 1977, no antigo Estádio do Ferroviário, em União da Vitória, Dom Walter assumiu assim a nova Diocese como o seu primeiro bispo Diocesano.
Para comemorar esta data marcante na história da Região Sul do Paraná e na vida de inúmeras pessoas que compõem a Diocese e que nela fizeram história, será celebrada uma Missa Solene, que será presidida por Dom Walter, seu primeiro bispo.
A Celebração será nesta segunda, 06, na Catedral de União da Vitória, às 19h.
Além da presença de Dom Agenor Girardi, atual bispo diocesano, do padre Silvano Surmacz, pároco da Catedral, foram convidados também padres de todo o Clero da Diocese, Diáconos permanentes e transitórios, religiosos(as), padres de Dioceses vizinhas, padres do Rito Ucraniano, autoridades civis, militares, e fiéis leigos da comunidade diocesana.
Movido por seu lema episcopal: “O Zelo pela Casa de Deus me devorou”, Dom Walter que atualmente tem 87 anos de idade, governou a Diocese durante 30 anos, se tornando bispo emérito em 03 de janeiro de 2007.
Sob o olhar amoroso do Sagrado Coração de Jesus, padroeiro da Diocese, rendemos Graças à Deus por esta caminhada de 40 anos de evangelização, e à Dom Walter pelo seu incansável trabalho espiritual, pastoral e administrativo, votado para todo o povo.
______________________
Breve Histórico.
A Diocese de União da Vitória foi criada pela Bula Pontifícia Qui Divino Consilio, do Papa Paulo VI, no dia 3 de dezembro de 1976. Foi territorialmente composta de áreas tiradas da Diocese de Ponta Grossa, da Arquidiocese de Curitiba e da Diocese de Guarapuava, composta de 11 municípios do Sul do Paraná, com uma população de talvez menos de 200.000 habitantes.
Os municípios de General Carneiro e Bituruna, tirados da Diocese de Palmas, foram anexados a União da Vitória somente em 9 de fevereiro de 1984, com o Decreto da Congregação para os Bispos “De mutatione finium”. Isto fez com que a nova configuração territorial, agora com mais de 10.000 Km², colocasse a diocese territorialmente no 9º lugar entre as 17 dioceses paranaenses do Rito Latino.
No momento de sua instalação, 06 de março de 1977, a Diocese tinha menos de 8.000 Km², com 11 municípios, 12 paróquias, sendo 4 no perímetro urbano de União da Vitória, com 8 padres, e um total de 18 padres, sendo 4 seculares e 14 religiosos, com 4 municípios sem padres, mais 40 religiosas de várias congregações.
No dia 6 de março de 1977, no Estádio Ferroviário, assume o primeiro bispo, Dom Walter Michael Ebejer, numa cerimônia que contou com a participação de mais de 14 bispos do Paraná e de Santa Catarina e do Núncio Apostólico Dom Cármine Rocco.
Após a sagração episcopal de Dom Walter, foi oficialmente Instalada a Diocese, e dando a nova Cátedra simbólica da Diocese ao seu primeiro pastor. Dom Walter declarou que um dos passos importantes que iria dar era se concentrar na formação de líderes leigos e de novos sacerdotes para a Diocese.
Texto: Pe. Marcelo S. de Lara
Assessor da Pastoral da Comunicação