No final de semana, 28 e 29 de janeiro, o Seminário Diocesano Rainha das Missões, de União da Vitória, acolheu 3 jovens vocacionados que se preparam para entrar no Seminário neste ano.
O encontro que aconteceu de sábado, 28, ao meio dia, encerrando no domingo, 29, ao meio dia, contou com momentos de oração, devoção Mariana, Santa Missa, e palestras sobre vocação. Padre Evaldo Karpinski, reitor do Seminário, conversou com os estagiários sobre a Identidade e a Vida do padre. “Refletimos sobre o ser padre nos dias de hoje, e trabalhamos um pouco sobre as cinco Dimensões de uma formação equilibrada para o candidato ao presbiterado”, comentou o reitor.
Partilhando em alguns momentos de conversa com seminaristas que também auxiliaram no Estágio, os vocacionados foram se inteirando da caminhada e vida de seminário até se chegar ao sacerdócio. “O estágio foi uma experiência enriquecedora e decisiva para um passo à frente, uma resposta firme ao chamado do Senhor. Foi a oportunidade necessária para sentir o abraço de Deus e encher-se de confiança para viver mais intensamente a vocação”, partilhou o jovem Cesar Wisniewski, da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de São Mateus do Sul.
Além do vocacionado Cesar, também entrarão no Seminário os jovens Marcelo Czarnos, da comunidade São Maximiliano Kolbe, da paróquia Santana, em Santana – Cruz Machado, e o jovem Daniel Rosa, da comunidade do Marmeleiro, da paróquia Senhor Bom Jesus, da cidade de Rebouças.
Para 2017, o Seminário Diocesano contará com aproximadamente 15 seminaristas, de 06 das 25 paróquias da Diocese.
Texto: Pe. Marcelo S. de Lara
Assessor da Pascom