Entre as mudanças no clero para 2017, anunciadas por Dom Agenor na última Reunião, na paróquia São Joaquim e Senhora Sant’Ana, em Paulo Frontin, no dia 24 de novembro, estava a situação do padre Sérgio Luiz Nunes.
Padre Sérgio, que até então estava como Administrador Paroquial da Paróquia Sagrada Família de Nazaré, no Bairro São Cristóvão, em União da Vitória, tomou posse como pároco nesta mesma paróquia.
A celebração que aconteceu na quarta-feira, 21, foi presidida por Dom Agenor Girardi, bispo diocesano e contou com a presença dos padres Claudino Lise, da paróquia São Cristóvão e Nossa Senhora da Salette, de União da Vitória, do padre Ermildo Krasovski, Vigário da Catedral, em União da Vitória, do Diácono Emerson de Toledo, do seminarista Douglas Ribasz e de fiéis leigos que vieram para agradecer seu pároco.
Dom Agenor motivou o povo a acolherem o padre com alegria, e que busquem o diálogo nos momentos de dificuldade para caminharem em comunhão. “Exorto que recebam o seu padre em espírito de alegria e de obediência trabalhando juntos pelo Reino de Deus. O pároco tem a missão de trabalhar em comunhão com seu povo, ouvindo e zelando pelo seu bem espiritual”, destacou Dom Agenor.
O Bispo lembrou também que a paróquia em alguns momentos passa por tribulações e por isso é necessário que o pároco saiba como discernir os melhores caminhos para ela. “Padre Sérgio, seguindo o exemplo de Salomão, peça sempre o Dom da Sabedoria, para que possas bem conduzir seu rebanho”, exortou ele.
Após a homilia, Dom Agenor procedeu ao Rito de Posse explicando ao povo os passos da cerimônia, “O Rito de Posse de Pároco conta com quatro importantes momentos: Quando o novo pároco abre a Porta da Igreja, simbolizando que ela é um espaço aberto ao povo; depois quando o padre entra no Confessionário, para expressar o exercício de seu Ministério de perdoar os pecado em nome de Deus; o terceiro momento é diante da Pia Batismal, para recordar sua missão de inserir o povo na vida cristã, e por último, o padre abre a porta do Sacrário, expressando o dever de alimentar o povo com o Sacramento da Eucaristia e de cultivar sua vida na Adoração à Jesus”, explicou.
Para selar o momento festivo da ocasião, ao final da celebração houve uma confraternização que acolheu o bispo, padres, diácono, seminarista e leigos paroquianos que contam agora com o padre Sérgio na função de pároco de sua Comunidade Paroquial.
Texto: Pe. Marcelo
Assessor da Pascom
Informações e imagens: Pe. Ermildo Krasovski
Vigário da Catedral
[ngg_images source=”galleries” container_ids=”243″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails” override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”130″ thumbnail_height=”98″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”0″ number_of_columns=”0″ ajax_pagination=”0″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”1″ slideshow_link_text=”[Ver Slideshow]” order_by=”filename” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]