A Reunião do Clero em Paulo Frontin estudou um novo projeto do Dízimo para a Diocese e definiu Transferências e Nomeações para 2017.
A paróquia São Joaquim e Senhora Sant’Ana, de Paulo Frontin, dirigida pelo padre José Levi Godoy, pároco, acolheu na quinta-feira, 24 de novembro, a última Reunião do Clero de 2016.
Por volta das oito e quinze da manhã, Padres, diáconos, alguns seminaristas, religiosas, coordenadoras paroquias da catequese e Dom Agenor, bispo diocesano, eram acolhidos com um café preparado por voluntários da paróquia.
O período da manhã foi dedicado ao Estudo sobre a Pastoral do Dízimo, baseado no Documento 106 da CNBB. Convidados por Dom Agenor para animar esta Pastoral na Diocese, padre Evaldo Karpinski, reitor do Seminário e o seminarista estagiário Claudimir P. Camargo, coordenaram os estudos até ao meio dia.
Padre Evaldo comentou da importância de retomar a conscientização do Dízimo. “Precisamos nos motivar para esta pastoral e tirar algumas ideias erradas sobre a contribuição do Dízimo que fazem muitos não colaborar. Até o próprio método utilizado em algumas paróquias devemos revisar para melhorá-lo”, disse ele.
Entre os padres, alguns comentaram de se valorizar a base Bíblica ao falar do Dízimo. “Precisamos mostrar para as pessoas que o Dízimo é Bíblico e tem na Sagrada Escritura seus fundamentos. Baseado nisso, melhor se entenderá o sentido do Dízimo”, lembrou padre Antônio Carlos Rodrigues, de Antônio Olinto.
Outros ainda, descaram o valor de se mostrar aos fiéis o resultado da devolução do Dízimo. “O povo precisa saber o resultado de sua contribuição, onde o dízimo está sendo aplicado, isso gera alegria em quem contribui”, comentou padre Alcione Zanin, da cidade de Rebouças.
Além dos conteúdos teóricos, padre Evaldo e Claudimir apresentaram o esboço de um projeto para a Pastoral do Dízimo em 2017. “Para darmos passos queremos ter um equipe Diocesana da Pastoral do Dízimo até agosto ou setembro de 2017, e até março de 2018 desejamos ter as equipes já formadas nas paróquias”, falou Claudirmir. “À nível paroquial, pensamos em cinco casais para formar a Pastoral, e a Equipe Diocesana formaríamos com casais dos 5 Setores da Diocese”, completou o seminarista.
Motivados pelo bispo diocesano, os assessores se colocaram à disposição para à partir de 2017 iniciar as formações com materiais sobre o dízimo para os casais que forem indicados pelos párocos.
Transferências e Nomeações
Assunto esperado pelo clero e aguardado por fiéis da Diocese foi o anúncio das Transferências de padres e a Nomeação de alguns diáconos e Seminaristas Estagiários para algumas paróquias. Comentando do desafio para o bispo em pensar nas transferências, Dom Agenor disse que esta prática sempre busca visar o bem da Diocese. “Decidir essas mudanças não é algo fácil e pode acontecer que o resultado não dê como esperávamos, mas saibam que sempre buscamos pensar no bem da Diocese”, expressou o bispo.
Perto das 15h, Dom Agenor transmitiu então ao clero, na sala da reunião, as transferências e nomeações definidas para 2017, podendo no decurso do ano no entanto, haver alguma alteração.
Texto e fotos: Pe. Marcelo S. de Lara
Assessor da Pascom
[toggle title=”Click aqui e veja as Transferências e Nomeações :” state=”close”]
PADRES:
01 – Padre José Carlos Emanuel dos Santos, aprovado como padre Diocesano na Diocese, deixa a paróquia Santa Bárbara, em Bituruna, e assume como pároco, a paróquia São Mateus, em São Mateus do Sul.
02 – Padre Stanislaw Malysa, da Sociedade de Cristo para os Emigrantes Poloneses, foi nomeado Vigário Paroquial na Paróquia São Pedro – Mallet.
03 – Padre Frei Antoniel de almeida Peçanha, do Instituto Missionários Servos do Senhor, foi nomeado Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores, em União da Vitória e continua pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Rocio, em União da Vitória.
04 – Padre Cláudio Braciak, foi nomeado para fazer o Mestrado em Direito Canônico, em Roma.
05 – Padre Marcelo S. de Lara, foi nomeado o novo Diretor da Rádio Educadora de União da Vitória, em lugar do padre Cláudio Braciak.
06 – Padre Iomar Otto, deixa a paróquia Nossa Senhora das Graças e São José em General Carneiro e assume como pároco a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em União da Vitória.
07 – Padre José Chipanski, deixa a paróquia São Carlos Borromeu, de Paula Freitas e assume como Administrador Paroquial a paróquia Nossa Senhora das Graças e São José, em General Carneiro.
08 – Padre Roberto Baroni, (da Diocese de Palmas – Francisco Beltrão), foi nomeado Administrador Paroquial da Paróquia São Carlos Borromeu, em Paula Freitas.
09 – Padre Sérgio Luís Rodrigues Nunes, foi nomeado Pároco da Paróquia Sagrada Família, em União da Vitória, onde já atuava como Administrador Paroquial.
10 – Padre João Ari Schulz, deixa a paróquia São Mateus, em São Mateus do Sul, e assume como pároco a Paróquia Santa Bárbara, em Bituruna.
11 – Padre Ermildo Vicente Krasovski, Vigário da Catedral, em União da Vitória, auxiliará nos finais de semana o padre José Chipanski, na Paróquia de Nossa Senhora das Graças e São José, em General Carneiro.
12 – Padre Claudino Lise e o Padre Mário Fernando Glaab serão os Assessores Diocesanos para a formação dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística (MECEs).
13 – Padre Mauro Sérgio Portela dos Santos, foi nomeado assessor Diocesano da Pastoral da Pessoa Idosa.
DIÁCONOS:
01 – Diácono João Francisco Sieklicki, que está na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em São Mateus do Sul, após a ordenação sacerdotal será o Vigário Paroquial nesta paróquia, auxiliando o Padre Sidnei José Reitz. Diác. João Francisco será também o Assessor Diocesano da Catequese junto com o padre Sidnei.
02 – Diácono João Henrique Lunkes, que está na Paróquia São João Batista, em São João do Trinfo, após a ordenação sacerdotal será o Vigário Paroquial nesta paróquia. Diác. João Henrique será também o Assessor diocesano da Pastoral Vocacional.
03 – Diácono Marcelo Antônio Rosa, que está na Paróquia Sant’Ana, em Santana, Cruz Machado, após a ordenação sacerdotal atuará como Vigário Paroquial nessa Paróquia, auxiliando o padre Antônio Kolodzieiski. Diác. Marcelo assume também como Assessor Diocesano do Movimento das Capelinhas, junto com o Padre Sérgio Luís Rodrigues Nunes.
04 – Diácono Emerson Gonçalves de Toledo, atuará como diácono na paróquia São Mateus, em São Mateus do Sul. Após a ordenação sacerdotal será o Vigário Paroquial auxiliando o padre José Carlos. Diác. Emerson será também o Assessor Diocesano da Liturgia.
ESTAGIÁRIOS E EXPERIÊNCIA.
01 – Estagiário Claudimir Pinheiro de Camargo, foi nomeado para a Paróquia Santo Antônio do Iratim, em Bituruna, e será o Assessor Diocesano da Pastoral do Dízimo, junto com o Padre Evaldo P. Karpinski.
02 – Estagiário Ronaldo Adriano Rodrigues, foi nomeado para a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em São Mateus do Sul e será assessor Diocesano do Setor da Juventude, junto com o Padre Alexandre Antônio Nogueira e Padre José Carlos Emanoel dos Santos.
03 – Maykon Baptista de Freitas fará uma Experiência Pastoral na Diocese, nomeado para a Paróquia de São Mateus, em São Mateus do Sul e auxiliará nos trabalhos da Pastoral da Comunicação (Pascom), junto com o Padre Marcelo S. de Lara.
Dom Agenor Girardi, MSC
Bispo da Diocese de União da Vitória – PR
24 de novembro de 2016
[/toggle]
[ngg_images source=”galleries” container_ids=”236″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails” override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”130″ thumbnail_height=”98″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”0″ number_of_columns=”0″ ajax_pagination=”0″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”1″ slideshow_link_text=”[Ver Slideshow]” order_by=”filename” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]