A continuidade na evangelização de qualquer diocese depende também da formação de futuros sacerdotes. Amar o povo é se preocupar em preparar para ele novos evangelizadores.
Pensando nisso, o Seminário Diocesano Rainha das Missões, em União da Vitória, realizou nos dias 18,19 e 20 de novembro o segundo Retiro Vocacional Masculino, de 2016.
Das 25 paróquias da Diocese, 08 enviaram jovens acima de 14 anos, que somaram um número de 39 retirantes. Se fizeram presentes jovens das paróquias: Senhor Bom Jesus (Rebouças), São João Batista (São João do Triunfo), Perpétuo Socorro (São Mateus do Sul), São Carlos Borromeu (Paula Freitas), Sant’Ana (Santana – Cruz Machado), Nossa Senhora das Graças e São José (General Carneiro), Santa Bárbara (Bituruna), Nossa Senhora da Salette e São Cristóvão (União da Vitória).
Durante três dias, os jovens tiveram momentos de palestras voltadas ao discernimento vocacional, atividades recreativas e formativas, lazer, oração, convivência com os seminaristas e conversa particular com os formadores.
Para André Felipe Ferreira Martins, de 17 anos e pela primeira vez no Retiro, o Encontro mudou sua visão com relação ao Seminário. “Achei o retiro muito interessante porque trabalhou muito a ideia do discernimento em ajudar a Deus em qualquer vocação. Eu pensava que quem vinha para o retiro era meio forçado a entrar no Seminário e vi que não. Eu por exemplo no momento penso primeiro em fazer Engenharia Civil, mas quem sabe para frente se me sentir chamado, posso entrar no Seminário”, comentou ele.
Convidado por um dos seminaristas a vir no retiro, André que participa no Grupo de Oração de sua paróquia, em General Carneiro, percebeu também que apesar de terem uma vida mais focada, os seminaristas são como todo mundo, são pessoas comuns também. “Conhecer um pouco a vida do Seminário foi muito bom. Vi que os seminaristas estão também no mundo como todos nós, mas são convidados a não aceitar tudo o que o mundo propõe. Por enquanto não penso em entrar no seminário, mas quero sim ir discernindo na minha vida essa possibilidade, mas com calma, sem tomar uma decisão precipitada ou motivado pela emoção”, testemunha André.
Fazendo já o quarto Retiro Vocacional, Marcelo Szarnoe, da paróquia Sant’Ana, de Santana – Cruz Machado, está convicto para sua entrada no Seminário em 2017. Catequista atuante de sua comunidade São Maximiliano Kolbe, Marcelo destacou que nesse Retiro um dos momento mais fortes para ele foi a Adoração ao Santíssimo. “Com esse interesse em entrar para o Seminário, o momento de Adoração me tocou muito. Algo diferente mexeu com minha emoção me dando força nessa decisão”, partilhou Marcelo.
O desejo em ser padre é para o catequista motivo de poder se doar mais pelas pessoas. “Já vejo na catequese o quanto é realizador quando os alunos executam na prática os ensinamentos que passamos, muito mais posso ajudar como padre. Ser padre é pensar no outro”, destaca Marcelo, que esse ano conclui o Ensino Médio.
Antes do final do Retiro, os formadores, padre Evaldo Karpinski e padre Marcelo de Lara, conversaram pessoalmente com os jovens que estão concluindo o Ensino Médio em 2016. “Temos certos 3 jovens que ingressarão no Seminário em 2017, sendo um de São Mateus do Sul, um de Rebouças e um de Santana – Cruz Machado. Mas tem uns quatro que ainda ficaram de confirmar até janeiro quando vai acontecer o Estágio Vocacional para os que irão ingressar”, relatou padre Evaldo.
Texto e fotos: Pe. Marcelo S. de Lara
Assessor da Pascom
Veja abaixo mais fotos.
[ngg_images source=”galleries” container_ids=”235″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails” override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”130″ thumbnail_height=”98″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”0″ number_of_columns=”0″ ajax_pagination=”0″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”1″ slideshow_link_text=”[Ver Slideshow]” order_by=”filename” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]