No domingo, 06, o Conselho Missionário Diocesano (COMIDI) proporcionou um Retiro para os missionários da diocese de União da Vitória. O encontro foi realizado no salão paroquial da paróquia São Mateus, em São Mateus do sul.
O Retiro marcou o último encontro dos missionários em nível de diocese neste ano de 2016, por isso o clima de alegria e animação em rever os companheiros de missão, e rostos novos vindos da última missão realizada em São João do Triunfo, foi grande. Na Missa de abertura, os missionários juntamente com a comunidade paroquial de São Mateus, puderam refletir com o assessor do COMIDI, padre Joviano Salvatti que “Bem aventurados somos todos nós quando acolhemos a missão no dia-a-dia, nas pequenas coisas, na simplicidade que nos traz felicidade’’, refletia o padre.
Após a Santa Missa os missionários se dirigiram ao salão, onde o Diácono Emerson e o seminarista Douglas, apresentaram o Documento de estudo 108 da CNBB Missão e Cooperação Missionária: Orientações para a animação missionária da Igreja no Brasil. “Devemos despertar sempre o espirito missionário, sabemos que nossa Igreja é missionária por natureza, por isso na abertura ao Espirito Santo que é protagonista de toda atividade missionária, podemos enfrentar os desafios contemporâneos da missão, aí seremos a Igreja em saída que nosso papa Francisco nos convida a sermos, e abrimo-nos aos horizontes da missão’’ destacou o diácono.
O seminarista Douglas Ribasz frisou que ser missionário é mais do que colaborar em projetos de missão. “Cooperar na Missão é assumir um compromisso com Jesus Cristo, com a Igreja e com todos povo, cultivando em nós mesmos a presença de Deus, para sermos testemunho de amor e oração’’ disse o seminarista.
A parte da tarde foi marcada pelas dinâmicas de grupos. Em forma de partilha, cada grupo devia falar sobre dos pontos que compõem o Documento: desafios contemporâneos da missão; fundamentos trinitários; conversão eclesial: uma Igreja ‘’ em saída’’ os horizontes da missão; as tarefas da igreja missionária; a dimensão universal da missão; a cooperação missionária; a animação missionaria; Os sujeitos da cooperação e da animação missionária; a articulação da cooperação e animação missionária no Brasil.
Se encaminhando para o final do Retiro, padre Joviano no momento da Espiritualidade Missionária e do Envio, deixou a mensagem que o discípulo deve sempre estar disposto a aprende com o Mestre Jesus. “Nossa Senhora Aparecida, Mãe e Rainha Missionária do Brasil, ajuda-nos na missão que seu Filho nos deixou, para que à seu exemplo estejamos atentos às necessidades de nossa Igreja, das pessoas e das comunidades’’.
Texto: Douglas Ribasz
Seminaristas e Coordenador do COMISE
Fotos: Jeans Lucas (Secretário)
[ngg_images source=”galleries” container_ids=”234″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails” override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”130″ thumbnail_height=”98″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”0″ number_of_columns=”0″ ajax_pagination=”0″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”1″ slideshow_link_text=”[Ver Slideshow]” order_by=”filename” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]