Organizada pelo Conselho Missionário Diocesano (COMIDI), da diocese de União da Vitória, as ‘Santas Missões Populares Diocesanas’, são um momento de renovação da fé, da esperança, e do compromisso missionário que todo cristão tem, desde quando recebe os sacramentos do batismo e da crisma.
As trinta e duas comunidades da Paróquia São João Batista, em São João do Triunfo, e mais a matriz puderam experimentar esse momento de animação da fé com as missões, que teve início na quinta-feira, 13 de outubro, com a Santa Missa de abertura, presidida por Dom Agenor Girardi, bispo diocesano. “Todos nós somos missionários, e a comunidade que vive a missão permanece unida no amor de Deus’’ refletia o bispo durante a missa.
Após a Santa Missa, os missionários receberam o envio feito pelo bispo, para irem até as comunidades. “Sempre de dois a dois”, comentava dom Agenor fazendo a comparação com os discípulos de Jesus.
O clima era de festa nas comunidades que esperavam os mais de oitenta missionários provenientes de diversas paróquias da Diocese. Nesta comunidades, os missionários visitaram as casas conversando e rezando com as famílias, além de conceder a benção para a casa, carros, alimentos e objetos de devoção. Na cidade também os missionários abençoaram as casas, visitaram entidades e comércio local, proporcionando assim, momentos de reflexão e convivência com o povo de Deus. Era visível no rosto de cada pessoa que recebia os missionários, a alegria pela partilha da fé.
No dia 14, depois de um dia intenso de visitas, vários padres da diocese celebraram a missa nas comunidades, proporcionando também espaço para confissões. Após a celebração da missa, os missionários proporcionaram um encontro dedicado às famílias, refletido o ‘Texto Base’ dos encontros, com o tema: “A missão da família cristã’’.
No sábado, 15, sendo mais um dia de visitas, na parte da tarde houve também a ‘missãozinha’ com as crianças. Este momento fez com que as crianças percebessem sua grande importância na missão, pois elas podem também evangelizar outras crianças pela sua alegria, sinceridade e generosidade, expressando assim o amor de Deus aos colegas. Durante a noite, as celebrações da Palavra de Deus, e o encontro com a juventude, com o tema: ‘Jovens não tenham medo de serem generosos com Cristo’’, uma mensagem marcante do papa Francisco, encerraram o dia.
Na manhã de domingo 16, a Adoração ao Santíssimo foi o momento para que todos os missionários e as comunidades agradecessem a boa caminhada das missões na paróquia, além de agradecer pelo dom da vida e da fé.
O almoço do domingo foi realizado com cada família da comunidade trazendo um prato a ser compartilhado. Logo após o almoço, toda a comunidade se preparou então para a grande carreata até a matriz, onde se daria a Missa de encerramento das Missões.
Com muita felicidade pelos dias de missão, todas as comunidades se fizeram presentes. A Santa missa foi presidida pelo padre Joviano e concelebrada pelo padre Nelson Kovalski, vigário paroquial, além da presença dos diáconos João Henrique Lunkes e Emerson de Toledo. “A missão não acaba aqui, vamos nos comprometer mais com nossas capelas, sem medo, e com muita alegria’’ destacava o padre Joviano, motivando ao continuado chamado da missão.
Como de costume pela Equipe Diocesana, ao final da celebração foram chamadas pessoas que nestes dias de missão sentiram no coração o desejo de serem missionários. Mais de 100 pessoas se dispuseram no momento para fazerem parte do grupo de missionários da diocese e também para formar o Conselho Missionário Paroquial (COMIPA).
O coordenador do COMIDI, Gilvane Cipriano e o padre Joviano agradeceram muito a dedicação de todos que contribuíram para o êxito das Santas Missões. “Que nesse ardor missionário, possamos pela intercessão de São João Batista, aplainar os caminhos do povo, sendo missionários de nosso Senhor Jesus Cristo”, expressaram.
Informações: Seminarista Douglas Ribasz
Coordenador do COMISE e Secretário de COMIDI, e
Diác. João Henrique Lunkes – São João do Triunfo