No domingo, 11, a paróquia Nossa Senhora do Rocio, em União da Vitória, acolheu o 2º Encontrão de Zeladoras(es) e Coordenadoras(es) do Movimento das Capelinhas, que reuniu 215 participantes.
A iniciativa começou em 2015, por uma sugestão na época da então Coordenadora do Movimento da paróquia São Carlos Borromeu, de Paula Freitas, Salete Biazus. Tendo sugerido a ideia ao padre Evaldo Karpinski, pároco e assessor diocesano do Movimento naquele ano, o 1º Encontrão aconteceu já naquele paróquia.
À parti daí, à cada Encontro é feito um sorteio para definir qual paróquia sediará o próximo Encontro. “A paróquia sorteada também leva por meio de seus representantes, a Capelinha de Nossa Senhora Rainha da Missões, padroeira do Seminário Diocesano, em União da Vitória, que ficará na paróquia até o dia do Encontro, visitando casas, hospitais e outros locais, quando passará depois para a próxima paróquia a ser contemplada”, explica padre Evaldo.
O Encontro que aconteceu das 8h às 16h, contou com momentos de animação feita pelos Seminaristas e por momentos de reflexão, com palestras e prestação de contas dos investimentos no Seminário.
Padre Sérgio Luís Rodrigues Nunes, atual assessor do Movimento trabalhou com as Zeladoras as Obras de Misericórdia, em sintonia com o Ano Santo da Misericórdia promovido pelo Papa Francisco para 2016. “As Obras de Misericórdia são ações que ajudam a purificarmos e dominarmos nossas vontades rebeldes também. São práticas de caridade que nos fazem viver a Vida do Cristo em nós”, destacou o padre.
O encontro também contou com testemunhos de Seminaristas e de leigos como o caso da Secretária Larissa, da paróquia Nossa Senhora Aparecida e Czestochowa, de São Mateus do Sul, que falou da experiência com Maria em sua família. “Sempre tivemos uma grande devoção à Nossa Senhora em nossa família, e sentimos de verdade sua presença em nossa vida, assim como já experimentamos sua ação. Por isso, é de grande valor nos apegarmos a ela”, testemunhou Larissa.
Ao final do Encontro, realizado o sorteio, a próxima contemplada a sediar o 3º Encontrão foi a paróquia Santa Bárbara, de Bituruna. “Foram as primeiras zeladoras que chegaram no Encontro. Até comentei com elas que com tanta disposição mereceriam levar a Capelinha para sua paróquia e sediar o próximo Encontro. Interessante! Foi providencial”, comentou padre Evaldo admirado.
Contando com o auxílio e o apoio dos Freis da Congregação Instituto Missionário Servos do Senhor, que atendem a paróquia do Rocio, e com voluntários da paróquia que auxiliaram nos trabalhos de organização do Encontro, na avaliação do padre Evaldo Karpinski, reitor do Seminário, o 2º Encontrão foi muito positivo, ainda que com a falta de algumas paróquias. “É notável o quanto as zeladoras sentem a falta destes encontros assim, o povo está carente de formação. Foi muito positivo o momento apesar de terem faltado algumas paróquias, que talvez entenderam mal o nosso comunicado. Mas estamos contentes”, declarou padre Evaldo.
“É graças ao bonito trabalho destas zeladoras e Zeladores, que conseguimos manter grande parte dos investimentos no nosso Seminário para a formação dos futuros sacerdotes de nossa Diocese. Ficamos muito grato”,
inteirou o reitor.
Texto e fotos:
Pe. Marcelo S. de Lara
Assessor da Pascom
Confira mais fotos abaixo: