Aconteceu neste final de semana, 20 e 21, na Casa de Formação Cristã Santa Rosa de Lima, em União da Vitória, mais uma Etapa de formação para Novos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, (MECE).
A Etapa contou com aproximadamente 80 participantes, vindos de diversas paróquias da Diocese. O Encontro foi assessorado pelo padre Claudino Lise, da paróquia São Cristóvão e Nossa Senhora da Salette, de União da Vitória, assessor Diocesano dos MECEs, e pelo padre Mário F. Glaab. Nas palestras, o encontro teve também a participação do padre Emílio Bortolini Neto e das Irmãs Mensageiras do Amor Divino (MAD), que também auxiliaram nos trabalhos da casa.
Entre os participantes, estava Cidiclei Maschen, da Capela Imaculada Conceição, da paróquia São Carlos Borromeu, que sempre esteve envolvido nas atividades da Igreja, mas por motivos de trabalhos se ausentou em alguns momentos, porém agora sentiu esse chamado. “Sempre vinha trabalhando com jovens já, mas me afastei devido ao trabalho. Contudo, sentia sempre a vontade fazer algo mais pela Igreja”, disse Cidiclei. “Esse ministério veio para completar algo em minha vida que sentia faltar e é um dever nosso como cristão se doar pela Igreja”, acrescentou.
Perguntado dos desafios em assumir o ministério, Cidiclei comenta da responsabilidade que é ser um MECE. “O Ministro é um líder na comunidade e exige-se dele ser um modelo para os outros, ainda que tenhamos nossas limitações. Quanto às funções, o medo está na questão prática, à qual senti que poderia ser melhor trabalhando em nossas formações. Conseguir transmitir o que Deus nos pede é um desafio, mas, aos poucos vamos nos aperfeiçoando e Deus vai nos mostrando o caminho”, testemunhou ele confiante.
Também da Capela da Imaculada, e cunhada de Cidiclei, Fernanda Hudziak Maschen disse que ela mesma se prontificou a ser uma MECE para auxiliar na comunidade. “Nossa capela já estava há 3 anos sem Ministros e os padres sempre incentivavam a alguém assumir. Depois que eu fiz o Encontro de Casais Com Cristo (ECC), esse desejo de ajudar mais na Igreja me bateu mais forte. Sinto que o Espírito Santo me iluminou. Fui até o padre e me prontifiquei”, declarou Fernanda.
Assim como Cidiclei, atuando de Ministra já desde janeiro deste ano devido as necessidades da comunidade, Fernanda comenta da sua maior dificuldade. “Sempre transmitir uma palavra, uma mensagem para os outros é desafiador, mas nossa função maior é levar o Corpo de Cristo para as pessoas e junto com Ele o Amor de Deus a tantas pessoas que não podem vir até a Igreja”, conclui ela.
Entre os quase 80 participantes, 17 concluíram as Etapas de Formação neste final de semana. Ao final da missa de encerramento do Encontro, padre Claudino apresentou os leigos que encerraram as Etapas e que retornando para suas paróquias receberão de seus párocos e vigários paroquiais a investidura em sua nova missão, ajudando assim suas comunidades a crescerem na fé e no compromisso com a Igreja.
Pe. Marcelo S. de Lara
fmslara@yahoo.com.br
Assessor da Pascom