A caminhada formativa daqueles que almejam o serviço à Deus pela vida sacerdotal, depende de cinco dimensões exigidas pela Igreja: Humano-Afetiva, Comunitária, Espiritual, Pastoral-Missionária, e Intelectual.
Buscando mais conhecimento e entendimento nessas áreas, padre Evaldo Karpinski, reitor do Seminário Diocesano, em União da Vitória e o seminarista Douglas Ribasz, acadêmico do 2º ano de Filosofia, junto com padre Marcelo, vice-reitor, participaram do encontro da Organização dos Seminários do Brasil (OSIB).
O encontro que reuniu cerca de cinquenta pessoas entre formadores e formandos de todo o Paraná, aconteceu na cidade de Francisco Beltrão, na Casa de Formação Divino Mestre, nos dias 19, 20 e 21 de julho. Desta vez, a reunião abordou o assunto da Direção Espiritual, uma das dimensões exigidas na formação, e foi trabalhada pelo padre Sidnei Fabril, da Arquidiocese de Maringá.
Segundo padre Sidnei, o Diretor Espiritual faz o papel do Mestre que conduz o discípulo ao Caminho de Deus. “Dentre as orientações práticas que entram na Direção Espiritual, o acompanhamento da pessoa visa em orientá-la em seus propósitos dentro de um relacionamento sincero com Deus”, destacou o padre.
O encontro contou também com a presença de Dom Agenor Girardi, bispo diocesano de União da Vitória e assessor da OSIB para o Regional Sul 2 da CNBB. Também se fez presente, o monsenhor Edgar Xavier Ertl, nomeado para ser o novo bispo da Diocese de Palmas – Francisco Beltrão, que presidiu a missa de encerramento do evento.
Com grande experiência na Formação, o monsenhor destacou a importância do trabalho do formador. “Em muitos momentos quando somos convidados para este trabalho podemos resistir, mas devemos sempre olhar como uma bela e importante missão que o Senhor nos confiou. É continuação da Sua Missão”, declarou o monsenhor.
Além da exposição do tema, a reunião contou com momentos de partilha de experiências e definição de alguns encaminhamentos como a próxima reunião, marcada para final de janeiro e início de fevereiro de 2017. Em votação pelos participantes, o assunto a ser tratado no próximo encontro foi o “Plano de Formação Diocesano” enfocando a ‘Maturidade pessoal e formativa na relação de formadores e formandos’. O assessor do tema ficou ainda a ser definido.
“Este tema será muito bom, até mesmo porque vem ao encontro das novas diretrizes da Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis, que é o documento primeiro que rege a formação à nível mundial, que sairá ainda este ano”, reforçou um dos assessores do encontro, padre Luiz Fernando Lima.
Na noite de quarta-feira, 20, os participantes foram também presenteados com um momento cultural assistindo uma apresentação de danças gaúchas.
A OSIB:
A OSIB é um organismo da CNBB que ajuda a organizar os Seminários e Institutos no Brasil. Um de seus trabalhos é incentivar o intercâmbio entre as Instituições de Formação dos Presbíteros, avaliando o processo formativo dos candidatos ao sacerdócio. A primeira OSIB no Paraná aconteceu nos dias 20 e 21 de abril de 1982, em Ponta Grossa.
Atualmente a Coordenação Regional da OSIB está composta dos seguintes membros: Padre Luiz Fernando Lima, reitor do Seminário de Filosofia, da Diocese de Jacarezinho (Presidente); Padre Antônio Ivan Campos, reitor do Seminário de Teologia, da Diocese de Ponta Grossa (Vice-Presidente); Padre Antônio Garibaldi, reitor do Seminário Propedêutico, de Paranavaí (Tesoureiro); e Armando José da Silva, seminarista do 2° Ano de Teologia, da Diocese de Jacarezinho.
Texto e fotos: Pe. Marcelo S. de Lara
Assessor da Pascom
Confira mais fotos abaixo: