Atendendo ao pedido do Senhor Jesus, que disse: “Grande é a Messe, mas poucos são os operários. Rogai ao Senhor da Messe que mande operários para a sua Messe.”, dito em Lc. 10, 2, o Seminário Diocesano Rainha das Missões, de União da Vitória, realizou o primeiro Retiro Vocacional de 2016, voltado para meninos com idade acima de 14 anos.
O encontro aconteceu nos dias 17, 18 e 19 de junho no próprio Seminário e contou com a presença de 4 jovens da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de São Mateus do Sul, 4 da paróquia São João Batista, de São João do Triunfo, 3 da paróquia Senhor Bom Jesus, de Rebouças, 3 da paróquia Santa Bárbara, de Bituruna, 2 da paróquia Sant’Ana, de Santana-Cruz Machado, 1 do Santuário Diocesano, em Rio Claro do Sul, 1 da paróquia Nossa Senhora das Graças e São José, de General Carneiro, e 1 da paróquia São Cristóvão e Nossa Senhora da Salette, de União da Vitória, somando um total de 19 vocacionados.
A celebração da santa missa deu abertura ao encontro na sexta-feira às 18h. Depois de um conhecimento mútuo pelas apresentações de cada um e também dos seminaristas que coordenavam o encontro, assistindo a um filme vocacional, os jovens puderam iniciar sua reflexão pessoal que se propuseram para aquele final de semana.
Às 7h da manhã do sábado todos despertavam para um dia bastante cheio de atividades, orações, palestras e momentos de lazer e convivência com os seminaristas e formadores. Momento importante e que trazia curiosidade para os retirantes foi quando do testemunho vocacional de alguns seminaristas, que relatavam sua caminhada de discernimento e amadurecimento na vocação. Os jovens Éricles e Beatriz, do Movimento do Mini TCC, também vieram para dar testemunho do quanto lhes faz bem estar inserido na caminha da Igreja, atuando como jovens leigos.
Os formadores do Seminário, padre Evaldo Karpinski, reitor, e padre Marcelo de Lara, vice-reitor, tiveram também momentos com os jovens em que abordaram temas voltados para a vocação sacerdotal. No sábado pela manhã, padre Evaldo abordou o tema: Vocação, Luzes e Sombras, trazendo para os jovens o que é uma vocação e quais os processos para discerni-la.
O tema abordado pelo padre Marcelo no domingo de manhã se voltou especificamente para a vida do padre, falando sobre “O Sacerdócio como Serviço”.
“O gesto do ‘Lava-pés’ realizado por Jesus, que é o Sumo Sacerdote, nos mostra claramente que todos estamos para servir. Ser padre não é um status, mas é estar à serviço de Deus por meio do serviço às pessoas”, esclarecia ele.
Outro momento marcante para os retirantes foi o encontro com Dom Agenor Girardi, bispo diocesano, que presidiu a missa de encerramento do retiro, no domingo às 11h, podendo assim deixar uma mensagem aos meninos. Em sua homilia, Dom Agenor falou dos sinais da vocação para aqueles que são chamados. “Um dos sinais para aqueles que são chamados a ser padre é o amor à Jesus e à Igreja. Este amor se expressa na presença da vida da comunidade, no envolvimento na igreja à qual vocês pertencem”, instruía o bispo.
Após quase três dias inteiros conhecendo os caminhos da vocação, no domingo após o almoço, os formadores chamaram para uma conversa particular aqueles que já estão terminando o Ensino Médio, para ver se algum deles tinha o desejo de ingressar no Seminário.
Dos cinco jovens que vieram para a conversa, três deles mostraram desejo claro de começar a caminhada como seminaristas em 2017. Outros porém, sentiam precisar amadurecer ainda mais a ideia. “Gostei do Seminário, é meu primeiro retiro, mas já quebrei a visão errada que tinha de seminaristas. Vi que aqui é como uma família e que as atividades são diversas, desde oração, aulas e até esporte. Senti um certo desejo, mas sinto que preciso amadurecer mais a ideia durante este ano”, comentava um dos jovens.
Estes e outros jovens acima de 14 anos já estão convidados a conversarem com seus párocos e fazerem o próximo retiro vocacional ainda este ano, que acontecerá nos dias 18,19 e 20 de novembro. Enquanto isso, todos foram convidados a alimentar uma vida de oração na família e na comunidade, amadurecendo assim no discernimento da própria vocação.
Rezemos por aqueles que sentem o chamado, e para que Jesus, Senhor da Messe, continue chamando mais operários para a Sua Obra.
Maria, Mãe dos Vocacionados – Intercedei por todos os jovens!
Texto e Fotos: Pe. Marcelo
Assessor da Pascom
Confira mais fotos abaixo: