O frio com temperaturas abaixo de zero não tirou a motivação de voluntários da paróquia Santo Antônio, da comunidade de Santo Antônio do Iratim, há 20 km de Bituruna, para os preparativos da festa de seu padroeiro, celebrada no dia 12 de junho, véspera do Dia de Santo Antônio.
“Estamos desde as quatro e meia da manhã nos movimentando e organizando os preparativos para esta linda festa que está acontecendo no dia de hoje”, dizia com alegria o coordenador do Concelho Econômico Paroquial (CEP), Marcos Bertoletti.
Mobilizando todas as comunidades da paróquia, o Conselho Paroquial, juntamente como o seminarista estagiário Claudemir P. Camargo, o pároco padre Mauro Portela e outros membros de pastorais e movimentos, já iniciaram as festividades com o novenário a Santo Antônio. Durante a semana da festa, padres de diferentes paróquias passaram celebrando a Santa Missa e fazendo as novenas assumidas pelas comunidades à cada dia.
Apesar do frio intenso, o dia não poderia estar melhor para a festa tão esperada e desejada pelos paroquianos como dizia o pároco. “Nossa! O dia colaborou muito para nossa festa. Em muitas festas de anos anteriores a chuva que não parava não nos ajudou muito. Hoje o dia está perfeito”, comentava satisfeito o padre Mauro.
Na porta da igreja, às 10h30 da manhã, fiéis aguardavam a chegada dos santos padroeiros que vinham em procissão, das comunidades, trazidos pelo povo para festejar o padroeiro Santo Antônio. Para a missa das 11h, além do pároco, do diácono Jalci Levis, dos padres do Seminário de União da Vitória, padre Evaldo Karpinski e padre Marcelo S. de Lara, estava presente também, Dom Agenor Girardi, bispo Diocesano, o qual iria presidir a celebração.
A Alegria dos fiéis pela Festa era também a alegria de Dom Agenor, que celebrava naquele 12 de junho 1 ano de pastoreio na Diocese de União da Vitória, quando em 12 de junho de 2015, Festa do Sagrado Coração de Jesus, tomava posse como novo bispo Diocesano.
Se aproximando da igreja matriz, de longe se ouvia o ecoar dos buzinassos de motoqueiros, que acompanhavam os padroeiros e traziam o andor com Santo Antônio. Junto com o padre Evaldo, padre Mauro e o seminarista Alex Kapica, que carregavam o andor, na chegada em frente à igreja, o seminarista estagiário Claudemir animava o povo na acolhida dos padroeiros. “Viva Santo Antônio! Palmas para Santo Antônio!” motivava ele.
Embalados pelo canto que a equipe de liturgia entoava, o povo todo ia preenchendo os espaços da igreja matriz acolhendo a procissão de entrada. Ao final da celebração, devotamente os fiéis se aproximavam para fazer sua devoção ao Santo Padroeiro e levar para suas casas o ‘pãozinho de Santo Antônio’, abençoado pelo bispo.
A animação da festa continuou por toda a tarde. O grande movimento de pessoas que aderiram ao convite gerou admiração por parte de muitos. “Há anos não víamos tanto movimento em nossa festa. Precisávamos de uma animação assim para nossa paróquia. Muita gente nos ajudou com muitas prendas também”, comentava contente Amarelize Stangherlin, Ministra da Eucaristia na Matriz.
Ainda no final da missa, um aviso foi importante por parte do coordenador, “Queremos agradecer à todos pela presença, desde as autoridades religiosas, civis e todo o povo, mas pedimos a compreensão de todos para ter paciência pois teremos que servir o almoço em duas vezes. Não imaginávamos essa linda participação de tantas pessoas, e tivemos que buscar mais mesas e nos organizar na cozinha, mas todos serão bem servidos”, solicitou Marcos Bertoletti, coordenador do CEP.
O cansaço das pessoas que se envolveram na organização da festa era perceptível no rosto de alguns ao final do dia, mas, o sentimento de contentamento pelo resultado esperado ainda se sobressaia. “Que festa linda que deu, trabalhamos muito, vários dias começando muito cedo, mas valeu a pena, foi ‘show de bola’, dizia sorridente o seminarista estagiário Claudemir.
O povo que participou saiu contente com toda a festividade. Mais do que a ajuda material, necessária em prol da comunidade, o primeiro objetivo da festa não deixou de ser muito bem frisado em vários momentos dos festejos. “Queremos com esta linda festa animar toda nossa paróquia, nos renovando na vivência da fé com todas as comunidades unidas, caminhando juntos, e com a intercessão de nosso querido padroeiro, Santo Antônio”, esclarecia assim emocionado um dos organizadores da festa.
Texto: Pe. Marcelo S. de Lara
Assessor da Pascom
Fotos: Pe. Marcelo e Nathalia Viapiana
Confira mais fotos abaixo: