Na noite de ontem, 31, padre Gilberto, professor do Instituto de Filosofia e Teologia Santo Alberto Magno, para o Curso de Teologia, realizou na sala de Filosofia do Seminário Diocesano um estudo sobre a Exortação Apostólica Pós- Sinodal, do papa Francisco, Amoris Laetitia (A Alegria do amor), sobre o amor na família.
A iniciativa do estudo foi dada pelo padre Mário Glaab, diretor do Instituto. “Sendo um documento muito recente e que traz luzes sobre as questões tratadas no Sínodo da Família realizado ano passado, pensamos em um professor da área da Moral para nos apresentar este documento que aborda questões neste campo familiar”, declarou padre Mário.
Padre Gilberto é da Arquidiocese de Curitiba e leciona a matéria de Moral também, em Curitiba.
Na formação, se fizeram presentes os candidatos ao Diaconado Permanente, que estudam no Instituto, seminaristas do Seminário Diocesano, padre Mário Glaab, padre Evaldo Karpinski, reitor do Seminário, padre Marcelo, vice-reitor e vice-diretor, e padre Emílio Bortolini, pároco da paróquia São Miguel Arcanjo, em Porto Vitória, e também professor no Instituto.
No encontro que aconteceu das 20h às 22h, padre Gilberto se propôs a dar uma ‘Chave de Leitura’ sobre o Documento, abordando os assuntos colocados nos capítulos, introdução e conclusão, demonstrando o objetivo do papa ao lançar esta Exortação.
“Quero aqui mostrar para vocês como está estruturado esta Exortação, motivando vocês a aprofundarem o texto com suas leituras particulares, mas vamos mostrar os objetivos e os esclarecimentos que o papa colocou diante da expectativa apontada pelos veículos de comunicação, quando da realização do Sínodo”, declarou padre Gilberto.
Texto e fotos: Pe. Marcelo S. de Lara
Assessor da Pascom