No dia 22 de maio, a Igreja celebrou em sua liturgia, a Solenidade da Santíssima Trindade. Em Rio Claro do Sul, na paróquia Nossa Senhora do Rosário, Santuário Diocesano, além dessa Solenidade importante na fé dos cristãos católicos, um momento especial marcou também os fiéis daquela localidade, que cultiva fortemente a cultura polonesa.
Na missa do domingo, às 9h, presidida pelo pároco, padre Anderson Spegiorin, religioso da Congregação Sociedade de Cristo para os Imigrantes Poloneses no Brasil, foi feita a Entronização do Quadro de São João Paulo II. Pintado em Kielce, cidade do Centro-Sul da Polônia, e com uma moldura doada pela Capela São Miguel, da Colônia Três, pertencente a Rio Claro do Sul, o quadro agora passa a ter um valor simbólico ainda maior na devoção dos poloneses da comunidade de Rio Claro do Sul.
O gesto de Entronização começou com o quadro sendo trazido pelo corredor da igreja por dois jovens. Ao chegar em frente ao presbitério, Padre Anderson incensou e aspergiu com a água benta o Quadro do Papa João Paulo II, colocando-o depois em frente à mesa do altar para a devoção dos fiéis.
Além dos fiéis da igreja matriz, na missa estavam presentes também várias pessoas da Comunidade da Colônia Três, que doou o Quadro para a Matriz.
O expressivo gesto de culto e devoção ao Santo papa polonês, reforça o grande valor que os poloneses dão à fé transmitida e vivida por eles em sua cultura, expressando com muito carinho e orgulho suas devoções. “Essa iniciativa foi muito importante, pois além de Rio Claro do Sul ser uma colônia polonesa antiga e muito forte, praticamente todos aqui são devotos de São João Paulo II”, testemunhou padre Anderson.
O Papa João Paulo II nasceu em 18 de maio de 1920 na cidadezinha polonesa de Wadowice, há 50 km de Cracóvia (Polônia) – e recebeu o nome de Karol Wojtyla. Foi o Papa polonês que por 26 anos trabalhou em nome da fé para o bem da Igreja e de seus fiéis, visitou 129 países durante seu pontificado. Visitou quatro vezes o Brasil, passando por várias cidades. Foi canonizado junto com o papa João XXIII, no dia 27 de abril de 2014.
Texto: Amanda Föetsch
Pascom – Par. Nossa Senhora do Rosário
Rio Claro do Sul