Buscando proporcionar um espaço de formação pessoal, de convivência, partilha de experiências dos trabalhos nas secretarias paroquiais e sanar algumas dúvidas, a equipe de coordenação das secretárias paroquiais realizou a primeira reunião de 2016, que contou com a presença de 25 secretárias.
A reunião que aconteceu no Seminário Diocesano, em União da Vitória, após um momento de oração, teve toda a parte da manhã destinada à formação humana. Para este momento foi convidado o professor Paulo Eduardo de Oliveira, de Curitiba, o qual também é professor do Curso de Filosofia, no Seminário de União da Vitória.
O professor Paulo abordou o tema: “Desenvolvimento Humano e Trabalho Pastoral”, tratando de assuntos que se direcionavam para o comportamento, o temperamento e o equilíbrio afetivo e psíquico das pessoas. Acompanhando com um texto em mãos, as secretárias iam conhecendo os diversos tipos de temperamentos que cada pessoa pode ter, classificados como; Sanguíneo, Colérico, Fleumático e/ou Melancólico.
Para Ângela Márcia holik, secretária da paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Cruz Machado, o tema fez pensar muito nela mesma, sobre seu modo de ser e de agir. “O assunto nos faz rever conceitos de nós mesmas, é do nosso dia-dia, fala do nosso eu interior, explica muito de nós”, declarou a secretária. “Conhecendo-nos mais profundamente isso nos ajuda no trabalho para entendermos e respeitarmos maios o outro”, concluiu ela.
Esse tipo de formação na parte da manhã foi considerado muito positivo por parte das secretárias, como destacou Juliana Pinkoski, secretária na paróquia Nossa Senhora do Rosário, de Rio Claro do Sul – Mallet. “Deu uma boa diferença em nossos encontros, pois tal formação nos ajuda na autoestima, nos motiva para a vida e para o trabalho. Vejo que aprendemos muito com os outros, é importante dar atenção ao outro”, destacou Juliana.
Entre conversas e partilhas nos intervalos e no almoço, muito assuntos foram levantados no período da tarde que teve a contribuição da secretária da Cúria Diocesana, Rita Schwab, e também do padre Cláudio Braciak. Para tratar das questões dos lançamentos das entradas e saídas na contabilidade foram convidados o padre Ermildo Vicente Krasovski, ecônomo da Diocese e o senhor Armindo Checozzi, os quais reforçaram alguns assuntos e sanaram algumas dúvidas por elas levantadas.
No último momento do encontro, padre Marcelo S. de Lara, assessor da Pastoral da Comunicação (Pascom), falou sobre o boletim diocesano Estrela Matutina, o site e a rede social da Diocese. “Estamos buscando aproximar nosso Jornal cada vez mais das pessoas e para públicos diversos, como o caso do ‘Espaço da Estrelinha’ lançado em fevereiro deste ano, e também estamos buscando deixar nosso site sempre atualizado”, informou o padre.
Padre Marcelo também pediu o apoio das secretárias na divulgação do Estrela Matutina. “Queremos contar com vocês para que facilitem nas paróquias a distribuição e o acesso do jornal para as pessoas, desde um lugar apropriado para o Jornal, que facilite o acesso para os leitores. E convidamos a vocês, sempre acessarem o site da Diocese e a rede social, pois passamos informações também por estas plataformas”, concluiu o assessor.
Não podendo faltar mais um espaço de confraternização entre as secretárias, houve ainda um lanche às 16h, concluindo assim o encontro, proporcionando uma troca de ideias e de informações entre elas. A próxima reunião das secretárias já está agendada para o dia 20 de outubro deste ano.
Pe. Marcelo S. de Lara
fmslara@yahoo.com.br
Assessor da Pascom