II CURSO DA CULTURA E TRADIÇÃO POLONESA – Entre os dias 14 e 24 de setembro do corrente ano, um grupo de 20 pessoas, todas descendentes de poloneses no Brasil, teve a graça e o privilégio de fazer parte de um intercâmbio cultural promovido pelo Governo da cidade de Kielce (Polônia) e a Provincia Sul Americana da Sociedade de Cristo. O grupo foi composto por 05 pessoas de Cruz Machado, 02 de Irati, 13 do Rio Grande do Sul e também pelo organizador, Padre Casimiro Dlugosz provincial da Sociedade de Cristo. Todos embarcaram em Curitiba, com escala em São Paulo e atravessaram o imenso tapete azul rumo à mãe-terra de todos àqueles que fugiram da guerra e da miséria a procura de terras melhores para trabalhar e trouxeram consigo uma fé inigualável e ensinamentos grandiosos que nem mesmo o tempo é capaz de apagar.
INTERCÂMBIO CULTURAL – A cidade de Kielce (Polônia), através de seu Prefeito e Secretária da Cultura, foi protagonista e organizadora do roteiro da viagem de estudos sobre a cultura e fé do povo polonês. Muitos foram os lugares visitados e um pouco da história da Polônia, que também é a história de cada descendente polonês que vive no Brasil, foi retratada pelo contato com o povo nas aldeias, pelas consequências da guerra e as manifestações pós-guerra. O impressionante, e para o povo brasileiro um fascínio, foi a forma respeitosa que o povo polonês trata seu semelhante, mostrando mais uma vez que o ser humano é a imagem e semelhança de Deus e merece ser tratado como tal. Durante dez dias entre idas e vindas à museus, igrejas, casas de cultura, centro de geoeducação e outros, o grupo de brasileiros pode vivenciar na prática tudo aquilo que seus avós e bisavós contavam. E como esconder a emoção de estar pisando numa Terra onde pessoas com o mesmo sangue um dia habitaram e dali levaram para o Brasil todas as raízes que sustentam essa grandiosa etnia repleta de gente de fé e coragem?
UMA VIAGEM INESQUECÍVEL – A Polônia é um país que preserva ao extremo toda e qualquer manifestação de cultura e sua preservação, tornando cada ato, cada espaço, formas que compõem seu Patrimônio Nacional, dando oportunidade para seus visitantes construírem um aprendizado significativo e retratado de tal forma que permanecerá por muitos e muitos anos na memória. Cada componente do grupo, além de ampliar em muito seu currículo cultural, com toda certeza, desenvolveu um sentimento dotado de imensa magnitude com base na fé e devoção do povo local em Nossa Senhora do Monte Claro (Virgem da Czestochowa). Como não se curvar e se emocionar diante de uma Santa que é rainha e protetora de todo o povo polonês e, ainda mais, nas palavras de João Paulo II (Nosso, para sempre, Santo Padre) que disse: “Ó Mãe da Igreja! Faze que a Igreja goze de liberdade e paz, cumpra sua missão santificadora, e que para este fim atinja nova maturidade de fé e de unidade interior. Ajuda-nos a vencer as oposições e dificuldades. Ajuda-nos a descobrir de novo toda a simplicidade e dignidade da vocação cristã! Santifica as famílias. Olha pelos jovens e pelas crianças”. E como conter as lágrimas ao saber que foi aos pés da Virgem que João Paulo II entregou seu pontificado.
Para todo o grupo, a ocasião foi de renovação da fé e, com toda certeza, inundada da luz do Espírito Santo, e de um sentimento especial, difícil de descrever, que é o fato de rezar ao lado de um povo com as mesmas raízes. As imagens vistas por nossos olhos, não serão apagadas de nossas memorias, e, com certeza seremos incapazes de expressar tanta beleza, tanta história, e toda a fé dos peregrinos que lá rezam.
Em Czestochowa fomos agraciados pela companhia da guia irmã Terezinha, que nos proporcionou, através de seu vasto conhecimento, um entendimento de muitas passagens, cenas, imagens, e construções, e como prêmio ainda maior tivemos a graça de ver o momento em que a Imagem Santa é recolhida ao som das trombetas, trombones, tambores. Foi um momento de muita emoção, reflexão, agradecimentos e pedidos.
OS PADRES DA SOCIEDADE DE CRISTO – Tivemos ainda a graça de conhecer a casa da Congregação dos Padres da Sociedade de Cristo, os quais tem um grande papel na evangelização das comunidades polonesas ao redor do mundo, com grande presença no Brasil. Lá fomos muito bem recebidos e agraciados com uma Missa na Capela, celebrada pelo Pe. Wieslaw Wojcik, SChr, diretor do Instituto da Emigração Polonesa, que tem o carisma e o dom da palavra, missa concelebrada pelo nosso guia, o Pe. Casimiro, e pelo Pe. José Wojda, antigo pároco construtor de uma grande e linda igreja em Carlos Gomes RS, além do Pe. Roberto, Superior da casa. Tivemos nesta oportunidade a graça de rezar e tocar as Relíquias de João Paulo II, que em breve acreditamos será mais um Santo Polonês.
EM ROMA, A CIDADE ETERNA – O grupo teve o privilegio e a benção de conhecer Roma com suas lindas basílicas, o Jardins e Museus do Vaticano e ainda participar de uma audiência pública com o atual chefe da Igreja Católica, Sua Santidade o Papa Bento XVI. Qual não deve ter sido a emoção, ao ficar a poucos centímetros de uma pessoa escolhida por Deus para ser seu representante no mundo terreno! Além disso, que sentimentos não devem ter passado pelo coração desses 20 brasileiros ao se depararem diante da Basílica de São Pedro! Pode-se dizer que para um católico isso é o auge de toda e qualquer manifestação de fé e crença num Deus que constantemente dá sinais de sua existência num plano terreno recheado e graças e bênçãos. Este intercâmbio foi uma prova viva das manifestações divinas, pois além de aproximar ainda mais Polônia e Brasil em termos culturais, exaltou a fé numa forma vivificada e num propósito de levar a cada semelhante tudo aquilo que viu, sentiu e vivenciou nestes dez dias. As graças e bênçãos não serão restritas apenas aos 20 integrantes do grupo, mas chegará a cada um que crer que o mundo só se constrói se tiver alicerçado em raízes firmes e só se mantém se todos pregarem a paz e o amor ao próximo.
Texto de Ana Milczuk, de Santana – Cruz Machado.
[nggallery id=6]
Parabéns
Gostaria de saber, quando será a próxima viagem para Polonia, gostaria de conhecer, este país maravilhoso, do nosso querido Papa João Paulo II.
Gostaria,de ser informada, de uma próxima viagem.
Meus Agradecimentos
Sonia Toscano