Em várias paróquias da Diocese, já está em atividade o Movimento do Terço dos Homens, uma ação que, em nível de Brasil foi motivando diversas dioceses e que hoje, orgulha muitas paróquias em tê-lo.
Na cidade de Cruz Machado, pertencente à Diocese de União da Vitória, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, além de contar como o Movimento do Terço do Homens, também conta com o Movimento do Terço das Mulheres. Nesta paróquia, os homens se reúnem toda primeira segunda-feira de cada mês e as mulheres toda segunda segunda-feira de cada mês às 19h30 para fazerem sua devoção à Maria, por meio da récita do Terço.
Ainda que estes grupos se reúnam separados para fazer suas devoções, demonstrando uma unidade, uma comunhão na caminhada de igreja, no dia 25 de março, Sexta-feira Santa, os dois Movimentos realizaram uma ação em conjunto, despertando assim uma sugestão também para as outras paróquias. Os homens e as mulheres do Terço, realizaram a Procissão Luminosa, que em outras localidades chamam também de, Procissão do Encontro.
Na procissão, feita pelas ruas do centro da cidade de Cruz Machado, os homens carregaram a imagem do Senhor Morto, e as mulheres, a imagem de Nossa Senhora das Dores. Partindo de pontos diferentes, os dois Movimentos se encontram na praça central, em frente à igreja Matriz.
Durante todo o trajeto, agora unidos em uma mesma ocasião, os grupos rezaram juntos a Oração do Terço, contemplando os Mistérios Dolorosos. Tendo ainda a preocupação com aqueles que, por alguma dificuldade não puderam acompanhar a procissão, a caminha toda foi também transmitida pela emissora de rádio local.
Ao chegarem na igreja, que ficou lotada pelos fiéis, o pároco padre Zbigniew Perdjon, agradeceu à todos pelo lindo gesto. Após as palavras do pároco, foram iniciadas as orações e reflexões sobre a Semana Santa, que duraram até uma hora da manhã.
“Esta já é a segunda edição da Procissão Luminosa que os dois Movimentos fazem juntos, e o povo tem se mostrado muito participativo e motivado a fazer todo o trajeto”,
comentou contente, Bernadete R. Majolo, participante do Terço das Mulheres.
Texto e fotos: Paula Majolo
Pascom – Paróquia Sagrado Coração de Jesus
Cruz Machado