No último domingo, 13, a Igreja Católica no Bairro Rocio celebrou uma Missa Solene pelo quadragésimo sexto ano de instalação da paróquia Nossa Senhora do Rocio, pastoreada atualmente pelo Frei Antoniel, MsS do Instituto Missionário Servos do Senhor e o vigário Frei José Romão, MsS. A cerimônia maior foi às 9h.
A pedido de Dom Antonio Mazzarotto, o Revmo Pe. Francisco Filipak, pároco da então Matriz de União da Vitória Sagrado Coração de Jesus (hoje Catedral de União da Vitória) adquiriu um terreno para construir uma capela urbana. Após a realização da escritura, sob a orientação do pároco foi organizada uma Diretoria que iniciasse as obras de construção da capela no ano de 1961 e por ser aquela parte da cidade chamada “Sítio do Rocio”, a nova capela recebeu a denominação de Nossa Senhora do Rocio.
Também durante os anos que se seguem iniciam-se as obras de construção da casa paroquial.
Aos 13 de março de 1970, pelo Decreto nº 55, foi criada a Paróquia de Nossa Senhora do Rocio, desmembrada da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, e entregue aos cuidados do Instituto dos Frades Menores Missionários, recém chegados na Diocese, sendo primeiro pároco frei Dionísio Veronese, FMM.
Depois dos Frades Menores a Paróquia passa a ser assistida pelos Frades Cacpuchinhos, seguido dos Missionários da Sagrada Família, e desde fevereiro de 2012 a gestão paroquial fora confiada por Dom João Bosco, OFM aos Frades Missionários Servo do Senhor, vindos de Eunápolis-BA onde têm sua casa geral. Ao longo desses 46 anos na transição duma congregação à outra, dois padres diocesanos tiveram passagem em nossa paróquia, padre Antonio Carlos e padre José Chipanski.
Assumida pelo Frei Antoniel,MsS em 25 de outubro de 2015, a paróquia recebeu, desde dezembro de 2015, pelo decreto do Bispo Diocesano Dom Agenor Girardi,MSC o indulto de centro de peregrinação por ocasião do Ano da Misericórdia com direito a dispor da Porta Santa, o que tem feito lhe acorrer grande número de fiéis dada as celebrações propostas.
As missas acontecem aos domingos às 9 e 19h; às terças, quintas e sextas-feiras às 19h30; às quartas-feiras às 16h e aos sábados às 19h. Consta de três capelas, São Gabriel, com Missa aos domingos, às 9h; Santa Rita de Cássia, Missa aos sábados, às 19h e Santa Luzia, com Missa aos domingos, às 19h.
Por Frei Antoniel,MsS – Pároco