No último sábado, 12 de março, 14 paróquias da Diocese foram representadas pelas coordenadoras paroquiais do Movimento das Capelinhas, na primeira reunião de 2016.
O Encontro aconteceu no Seminário Diocesano Rainha das Missões, em União da Vitória, das 13h30 às 17h. O encontro foi coordenado pelo padre Sérgio Luiz Nunes, assessor diocesano do Movimento, e pelo padre Evaldo Karpinski, reitor do Seminário. Padre Sérgio trabalhou com as zeladoras um momento de Espiritualidade, abordando o Ano Santo da Misericórdia. O assessor também apresentou a grande importância dos trabalhos por elas realizados nas famílias e com os vocacionados, e da ajuda financeira ao Seminário.
Fornecendo alguns dados, o assessor apresentou uma prestação de contas de entradas e investimentos feitos com os recursos arrecadados por elas, e ainda falou das visitas que deseja fazer nas paróquias.
“Estou planejando visitas nas paróquias para nos encontrarmos com cada realidade, e motivarmos mais os trabalhos celebrando também uma missa com todos os que recebem as capelinhas e ajudam o Seminário”, comunicou padre Sérgio.
Na segunda parte do encontro, padre Evaldo comunicou das mudanças na Equipe Formativa do Seminário e do Instituto, e também da alteração na administração financeira das entradas e investimentos no Seminário Diocesano. “Temos agora o Seminário e o Instituto, que é a parte acadêmica da formação, com pessoas diferentes na direção. Agora também, os recursos financeiros destinados ao seminário, como o dinheiro das capelinhas, serão depositados em uma conta própria criada para o Seminário”, disse o reitor. “Desta forma podemos nós mesmos definir as prioridades de investimentos, pois temos conhecimento das necessidades que passamos,” acrescentou ele.
A reunião contou também com o testemunho vocacional de dois novos seminaristas em 2016, que animaram o encontro com músicas. Nilson Werzel, da cidade de Mallet, que morava em São Paulo lecionando filosofia e Cristian Majolo Boniatti, de Antônio Olinto, que trabalhava como agrônomo em Pato Branco.
As zeladoras Ozilda Drabeski, e Salete Biazus deram também o testemunho de seus trabalhos em suas paróquias, passando dicas para as outras zeladoras. “É possível também cada zeladora ter uma auxiliar para ajudar no acompanhamento das capelinhas nas famílias, e também poder melhor realizar campanhas de ajuda ao Seminário Diocesano”, comentaram elas.
O momento deste primeiro encontro foi importante também para se fazer a revisão das Diretrizes do Movimento e a eleição da nova equipe de coordenação diocesana, tendo sido a última nomeação, dia 01 de setembro de 1996. Padre Evaldo, que também já foi um dos assessores das Capelinhas, agradeceu os trabalhos da equipe passada até o momento. “Agradecemos à senhora Araci Maria da Silva pelo seu trabalho realizado no Movimento até hoje e acolhemos com alegria a nova coordenação”, falou.
A nova equipe, que ficará nos trabalhos por três anos, ficou composta pela coordenadora diocesana, Ozida Drabeski, da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de São Mateus do Sul; pela secretária, Salete Estácio Biazus, da paróquia São Carlos Borromeu, de Paula Freitas, e das auxiliares, Sueli Leal de Souza, da paróquia Nossa Senhora Aparecida e Czestochowa, de São Mateus do Sul e Lindair Apª. Aquino Liceczen, da paróquia São Miguel Arcanjo, de Porto Vitória.
Além destas zeladoras da equipe, se fizeram presentes outras zeladoras representando as paróquias Nossa Senhora de Fátima, Catedral, São Judas Tadeu, N. Sr.ª das Dores, Sagrada Família de Nazaré, ambas de União da Vitória; paróquia São Miguel Arcanjo, de Porto Vitória; Sagrado Coração de Jesus, de Rio Azul, Sant’Ana, de Santana – Cruz Machado, São Carlos Borromeu, de Paula Freitas; São Joaquim e Senhora Sant’Ana, de Paulo Frontin; Senhor Bom Jesus, de Rebouças; N. Sr.ª Aparecida e Czestochowa, e N. Sr.ª do Perpétuo Socorro, de São Mateus do Sul; e ainda, paróquia São João Batista, de São João do Triunfo.
Com os sinceros agradecimentos dos seminaristas presentes, pela grande ajuda que as zeladoras oferecem ao seminário, e o incentivo dos novos trabalhos pensados pelo novo assessor padre Sérgio, o reitor do Seminário, padre Evaldo, encerrou o encontro destacando o papel missionário das zeladoras.
“O trabalhos de vocês é um trabalho simples, mas missionário, que anuncia a Jesus por meio de Maria. Agradeçamos a Deus pela intercessão dela, para superarmos os fracassos humanos e viver a fé com mais alegria”, concluiu o reitor.
Pe. Marcelo S. de Lara
Assessor da Pascom