Cerca de cento e cinquenta pessoas participaram na noite do dia 18, quinta-feira, da Aula Inaugural do Instituto de Filosofia e Teologia Santo Alberto Magno, do Seminário Diocesano Rainha das Missões, em União da Vitória.
A palestra que iniciou às 20h foi até às 22h30, com uma atenção geral por parte do público. Padre Marcial Maçaneiro, doutor em teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), e consultor teológico do Instituto Ciência & Fé, da mesma Instituição, abordou a questão ecológica.
Com o tema: Elemento Paradigmáticos e programáticos para o cuidado da Casa Comum, Pe. Marcial trouxe reflexões profundas sobre o cuidado com o planeta em seus recursos naturais, baseando-se na Carta Encíclica Laudato Si’, do papa Francisco. Neste documento, Francisco traz o assunto do meio ambiente abordado no olhar da criação, como Obra de Deus, conduzindo a uma educação espiritual para com o cuidado do planeta.
Para o palestrante, a humanidade precisa mudar os paradigmas, as lógicas no modo de agir com os recursos naturais. “Até hoje estamos usando os recursos naturais como mercadoria. Estes recursos não tem preço, valor. O que nós pagamos é a industrialização deles; pagamos as garrafas de águas, mas a água, ela não tem um valor”, comentou ele.
Ao citar as grandes mudanças no clima, o padre alertou que o planeta já está em no ponto máximo de sua exploração, precisando de uma volta ao cuidado, antes mesmo que ele “nos expulse da terra”. O Planeta não está mais nos querendo dentro dele neste modo de ser. Comparamos com uma caneta quando você começa a dobrá-la. Existe um ponto em que, se você não parar ela vai quebrar. O Planta já está neste ponto”, afirmou.
A espiritualidade que o papa Francisco propõe em seu Documento, é para que invertamos a lógica de: Mercado – Bem-Comum – Ecologia, colocando hoje a Ecologia em primeiro lugar. “A ecologia, diz o papa, deve ser hoje, a base das leis. Não devemos olhar para a natureza como algo externa à nós, pois nós somos ela. Somo formados por água, fibras e carbono, e tudo isto vem da natureza”, completou.
Além da provocação a esta mudança na lógica de pensamento e do tratamento para com nossa ‘Casa Comum’, também reforçou as dicas práticas que cada um pode fazer dentro de sua casa, na escola ou no trabalho. “Uma simples torneira bem fechada traz um resultado enorme no planeta quando pensamos que é um bem para nós que estamos jogando fora”, motivou o padre.
Ao final da palestra, padre Mário Glaab, diretor do Instituto, agradeceu a presença dos participantes valorizando o interesse de cada um. “Certamente vocês que vieram sentiram o valor do esforço em se fazerem presentes. O conteúdo é de extrema importância para todos nós e foi muito bem colocado”, agradeceu o diretor.
Antes de autografar o seu livro, Religiões e Ecologia, lançado no evento, e de dar as entrevistas para a imprensa local, padre Marcial convidou todos a se comprometerem na vida por esta causa. “Essa questão não é somente o tema de uma campanha da fraternidade, mas é assunto em voga hoje, de grandes preocupações em nível mundial e que afeta à cada um de nós em nossas vidas”, concluiu Marcial.
Pe. Marcelo S. de Lara – Assessor da Pascom