Na manhã dessa segunda-feira, 21 de abril, o mundo foi tomada pela triste notícia do falecimento do Papa Francisco, aos 88 anos, em sua residência na Casa Santa Marta, no Vaticano. A notícia foi oficialmente anunciada pelo cardeal Kevin Farrell, camerlengo da Igreja.
Em pronunciamento divulgado em vídeo, o arcebispo de Londrina e presidente da CNBB Sul 2, dom Geremias Steinmetz, expressou o pesar do episcopado paranaense pela perda do Santo Padre, destacando a esperança de que o Espírito Santo continue a conduzir a Igreja neste momento de luto.
Dom Geremias ressaltou a relação filial que os bispos mantêm com o Papa, lembrando que todos foram nomeados por um pontífice. Ele compartilhou a experiência da Visita Ad Limina Apostolorum realizada em fevereiro de 2020, quando os bispos do Paraná se encontraram com o Papa Francisco no Vaticano.
“Nesse encontro, nós conversamos com o Santo Padre. Nós, praticamente, o recebemos nas nossas dioceses. Ele recebeu e respondeu às nossas perguntas, as nossas demandas, que foram certamente feitas com simplicidade, mas com uma profundidade que também as nossas dioceses merecem, o nosso povo merece. Que trabalho importante foi aquele que reunião importante, que encontro importante, profundo, para que nós pudéssemos conhecer melhor ainda o pensamento do Papa”, disse ele.
O arcebispo informou que, tradicionalmente, os bispos permanecem em suas dioceses durante o período de sede vacante, participando das celebrações fúnebres em comunhão com a Igreja e em oração. Ele enfatizou a importância de rezar pelo Papa Francisco e pelo futuro sucessor, destacando a necessidade de acolhê-lo com fé e sinceridade.
“No geral, os bispos permanecem na sua sede. É até um costume. Faz parte do bom tom que o bispo esteja na sua diocese em tempo de sede vacante na Sé de Pedro. Portanto, estamos todos muito unidos nesse grande, nesse grande momento. Nesse momento de profunda dor, mas ao mesmo tempo de profunda esperança no Espírito Santo”, afirmou.
Dom Geremias também alertou os fiéis sobre a importância de buscar informações em fontes confiáveis, como os meios de comunicação oficiais do Vaticano e os sites da CNBB Nacional e do Regional Sul 2, para evitar desinformações e notícias falsas. “Que nós tenhamos clareza com relação, inclusive às notícias que muitas vezes são veiculadas. Não podemos ficar acreditando em fake news e em mentiras, em notícias muito desastrosas, em notícias muito estrambólicas, digamos assim. Vamos acreditar naquilo que é a verdade”, disse o arcebispo.
Para concluir, dom Geremias convidou os fiéis a participarem desse momento da Igreja com muita oração. “Rezemos e rezemos bastante. Rezemos na nossa família, rezemos individualmente, rezemos nas nossas comunidades, nas celebrações eucarísticas, rezemos pelo Papa Francisco que partiu, mas também por aquele que estará chegando para que nós possamos acolhê-lo de coração sincero, de coração puro e vivendo de maneira muito autêntica a nossa fé”, pediu.
Confira o vídeo do pronunciamento:
O funeral do Papa Francisco está marcado para sábado, 26 de abril, às 10h (5h no Brasil), na Praça de São Pedro, presidido pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício. Atendendo ao seu desejo, o Papa será sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, local de especial devoção para ele.
Karina de Carvalho Nadal | Jornalista da CNBB Sul 2
Vídeo: Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Londrina