A Cáritas, como organismo da igreja Católica, está presente em várias regiões do Brasil, e além de carregar a questão ambiental como uma de suas prioridades, também atua em trabalhos que visam mudanças climáticas e sustentabilidade. Com isso, a Cáritas da Diocese de União da Vitória lançou uma campanha em sintonia com o tema da Campanha da Fraternidade 2025: “Fraternidade e Ecologia Integral”.
Uma das atitudes da organização durante a quaresma, é compartilhar diariamente, por meio das redes sociais, pequenas atitudes sustentáveis, que podem ser colocadas em prática no dia a dia, que serve como forma de preservação do meio ambiente.
As ações seguirão no decorrer de 40 dias, através de sugestões diárias. A proposta inicial foi sobre o uso de garrafinhas reutilizáveis, para reduzir o consumo de plástico. Outras ações serão como por exemplo, utilizar transporte alternativo, tanto bicicleta, caminhada, carona solidária ou transporte coletivo, separar materiais, adotar hábitos sustentáveis, entre outras ações que serão divulgadas no decorrer dos quarenta dias.
A ideia central da campanha, é incentivar a mudança de comportamento e reforçar a responsabilidade coletiva em prol da defesa do meio ambiente, até mesmo para pessoas que não tomaram iniciativa de práticas para vivenciar na Quaresma.
Levando em conta a conscientização ambiental, a Cáritas da Diocese de União da Vitória também estará promovendo uma Feira de Roupas que acontecerá na Catedral Sagrado Coração de Jesus, em União da Vitória, com início no dia 18 de março, seguindo até o dia 21.
A feira de roupas terá como objetivo, arrecadar recursos para ajudar pessoas com situações de vulnerabilidade, seja através de projetos, auxilio emergencial, distribuição de alimentos, entre outros.
Não deixe de participar, sua participação faz a diferença!
Produção: Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória