No dia 26 de janeiro Dom Walter Jorge, bispo diocesano presidiu a santa missa em ação de graças das bodas de prata dos votos da Irmã Jacielma Martins.
A santa missa foi realizada às 10h na matriz da Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Rio Azul, onde além dos familiares e convidados da irmã jubilanda, muitos fiéis paroquianos participaram.
Irmã Jacielma, bem conhecida como Irmã Jaci, é natural de Rio Azul, da família Sr. Jaciel Martins e Sra. Rosa Martins. Desde a sua infância já tinha interesse em abraçar a vida religiosa através do trabalho e testemunho das irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria, sendo assim começou todo o processo vocacional e formação com as irmãs, e no dia 10 de outubro de 2000 professou seus primeiros votos juntamente com suas 8 colegas.
Durante o tempo do apostolado como religiosa, trabalhou em vários lugares conforme a necessidade da missão da congregação, na escola, no campo da educação, comunidade e formação.
Dom Walter, na sua homilia agradeceu a família que ofereceu sua filha para o serviço da Igreja, destacando a importância de reconhecer os dons e carismas que cada um recebe para participar e colaborar na obra de Deus no mundo e viver a santidade.
“Esse dom é a vocação como chamado de Deus e a resposta nossa para que o plano de Deus se realize. Ninguém vive neste mundo sem um porquê”. É como algo que sempre motiva e orienta toda nossa vida dando sentido em nossa existência. Todas as vocações são importantes e interligadas como os membros do corpo, e essa metáfora que compreendemos a Igreja, o corpo místico de Cristo. É assim como a vocação dos leigos sobretudo matrimonial, religiosa e sacerdotal. Todos são dons de Deus“.
“Diante de tantos desafios como alguns pensamentos e mentalidades pessimistas que o mundo atual nos apresenta para viver as vocações, a fé e a coragem são fundamentais”, disse o bispo.
Após santa missa houve o almoço de confraternização junto com irmã jubilanda, familiares e convidados no salão paroquial.
“Uma vocação assumida com alegria e compromisso sempre traz felicidade, e sua eficácia consegue abranger a muitos. Isto não significa ausência dos obstáculos e desafios, mas sim saber onde depositamos nossa esperança, que não nos decepciona, a não ser naquele que um dia nos chamou e confiou, Jesus, o Mestre e o nosso Senhor”, concluiu Pe. Mateus, pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus.
Texto e Fotos: Pe. Mateus Lau Nurak, SVD
Pároco Par. Sag. Coração de Jesus
Rio Azul