No dia 29 de dezembro de 2024, todas as dioceses do Paraná vivenciaram um momento lindo e marcante para a Igreja, pois todas celebraram a Abertura do Ano Santo 2025 com o lema “Peregrinos da Esperança”.
Na Diocese de União da Vitória a celebração de abertura iniciou na Capela do Seminário Diocesano Rainha das Missões, com a presidência do Bispo Diocesano, Dom Walter Jorge Pinto.
Todos os fiéis presentes iniciaram da frente da capela a procissão, como Peregrinos da Esperança, até a Catedral Sagrado Coração de Jesus, onde aconteceu a missa solene com grande número de padres das paróquias de toda a diocese, diáconos, seminaristas e fiéis.
Já no início da celebração, Dom Walter Jorge abençoou a água para que fosse aspergida sobre todos os presentes recordando o batismo que todos receberam, e incentivando-os a renovarem as promessas do batismo dizendo: “Vamos pedir uma fé viva a Deus, vamos entrar no Ano Santo com uma fé nova, capaz de suportar as provações no tempo presente e buscando gerar esperança em nós e nas pessoas”.
O Bispo Diocesano recordou a todos a grande importância da Abertura do Ano Santo 2025, e quão importante é a presença de todos para iniciar esta peregrinação.
Após saudar a todos os padres que ali estavam, e os demais presentes, Dom Walter Jorge disse: “Esse evento é um dos mais importantes da nossa Fé Cristã Católica, e a abertura deve ser feita sempre na unidade e com todos os padres da diocese. Deus nos dará grandes graças neste evento”.
Em sua Homilia recordou as palavras de São Paulo lidas no Evangelho, e disse: “Assim como iniciamos o Ano da Esperança com o lema ‘Peregrinos da Esperança’, o apóstolo Paulo ensina que ‘A esperança não decepciona, a esperança não desilude’, pois mesmo passado por muitas tribulações, se mantinha firme em Cristo e em sua fé, assim como somos motivados a seguir, porque o Amor de Cristo foi derramado em nossos corações”.
Ao final da Santa Missa Dom Walter Jorge recordou a todos sobre as seis igrejas que poderão ser feitas as peregrinações para alcançar as indulgências, que são elas: Catedral Sagrado Coração de Jesus, em União da Vitória, Paróquia Santa Bárbara, em Bituruna, Paróquia e Santuário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, em Rio Claro do Sul, Paróquia São Mateus, em São Mateus do Sul, Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Rio Azul, e a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Cruz Machado.
O Jubileu da Esperança 2025, seguirá com programações especiais também em cada paróquia, incentivando todos os fiéis a buscarem a reconciliação com Deus através das peregrinações e da busca pelas indulgências.
Produção: Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória
FOTOS: