No dia 03 de dezembro, aconteceu no Seminário Diocesano Rainha das Missões a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Os Seminaristas acadêmicos concluintes foram Gustavo Henrique Santana, de Teologia, André David Piskorz e Welerson Fernando Giovani concluintes de Filosofia.
No início das apresentações que foi realizada no período da manhã, Pe. João Henrique Lunkes apresentou a banca que foi composta pelo próprio Pe. João Henrique Lunkes, Diretor e Vice Reitor do Seminário Diocesano Rainha das Missões, Pe. Marcelo Antônio Rosa, Reitor do Seminário Diocesano Rainha das Missões, e Dom Walter Jorge Pinto, Bispo Diocesano da Diocese de União da Vitória.
Padre João Henrique conduziu a oração inicial e junto de Pe. Marcelo fez uma breve introdução sobre os trabalhos que os seminaristas estariam apresentando e sobre a importância desta apresentação ao final da vida acadêmica e início da nova caminhada que irão iniciar em preparação a seus ministérios confiados por Deus.
“Todos nos orgulhamos da conquista de cada um de vocês. Que o Espírito Santo ilumine a apresentação de cada um neste dia, pois foi bastante trabalho, mas com a graça do Bom Deus temos a certeza que dará tudo certo”, disse Pe. Marcelo.
As apresentações dos concluintes iniciaram às 8h15min, com duração de meia hora cada uma. Ao final de cada apresentação, os membros da banca faziam observações a respeito do trabalho orientado e apresentado.
Além dos seminaristas internos do Seminário Diocesano Rainha das Missões e São João Paulo II, e da banca apresentada acima, se fizeram presentes também alguns padres da Diocese, juntamente dos familiares dos acadêmicos concluintes para desfrutar e vivenciar deste momento tão importante para a caminhada sacerdotal.
Os três seminaristas concluintes das etapas de discipulado e configuração, apresentaram temas que trazem consigo questionamentos no campo prático da vida da Igreja e para cada um deles na prática pastoral.
O seminarista André, orientado pelo Professor Doutor Donizeti Pessi, dentro da área de Filosofia, abordou o tema: “O conceito de pessoa no personalismo contemporâneo de Karol Wojtyla”.
“O personalismo é uma atitude humana filosófica que reconhece e atribui à relevância e a importância da pessoa e sua interioridade”, disse André.
Já o seminarista Welerson Fernando, também dentro da área de Filosofia e na etapa do discipulado, orientado pelo professor Tadeu Rafael Cordeiro e coorientado pelo Professor Padre Alisson Marlon de Moura, tratou sobre: “Sê corajoso e porta-te como homem”: o estoicismo e as virtudes teologais, onde comentou em sua fala final se direcionando à resposta da pergunta final sobre o que é ser uma pessoa virtuosa e ter virtude:
“Uma pessoa virtuosa é aquela que age corretamente, com muita transparência, independente se está à frente de outras pessoas ou não. É aquela que mesmo não mostrando para as outras pessoas o que está fazendo, tem a consciência de que o que faz está no caminho correto, que Jesus nos ensina a seguir, sem ficar precisando de elogios e sim tendo em mente que o que está fazendo está de acordo com o que Jesus ensinou e pede que façamos”.
A última apresentação foi na área de Teologia tendo como orientador o Professor Mestre Padre Sidnei José Reitz, o seminarista Gustavo Santana desenvolveu o estudo dentro da etapa da configuração, sobre: “A vocação universal à santidade a partir da constituição dogmática Lumen Gentium”.
“A santidade é algo que está ao alcance de todos, todas as pessoas podem e devem buscar se santificar, buscar seguir e imitar o exemplo de Jesus Cristo. Para alcançar essa meta da santidade é necessário que todo o nosso agir seja movido pela caridade, pelo amor a Deus e, por Deus, ao próximo, pois sem amor de nada valeriam nossas ações e não nos santificaríamos”, disse seminarista Gustavo em uma das suas explicações.
Os três Trabalhos de Conclusão de Curso serão encadernados e entregues para arquivo na biblioteca do Instituto.
Produção: Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória
FOTOS: